Questões de Mensagem Visual (Design Gráfico)

Limpar Busca

A expografia é o design e a disposição de exposições em espaços físicos. Um dos pontos de atenção no projeto é a criação de um fluxo planejado.
Assinale a opção que indica o significado de fluxo planejado.

  • A Uma rota pensada para guiar os visitantes de forma lógica e envolvente.
  • B O controle da quantidade de visitantes de uma exposição.
  • C A previsão de montagem de uma mesma exposição em vários locais diferentes.
  • D A proximidade das exposições aos banheiros e comércio.
  • E A disposição baseada na ordem alfabética das obras.

Relacione os princípios que norteiam os projetos de design, listados a seguir, aos seus significados. 
1. Proximidade 2. Alinhamento 3. Repetição ou Ritmo 4. Contraste

( ) Disposição consistente de elementos em relação a uma linha imaginária ou a outros elementos na composição.
( ) Quando itens estão próximos uns dos outros, os espectadores tendem a percebê-los como parte de um grupo ou conjunto.
( ) Diferença visível entre elementos em um design, que podem ser em termos de cor, tamanho, forma, textura ou valor.
( ) Estabelece padrões visuais que guiam o olhar do observador.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • A 1 – 3 – 4 – 2.
  • B 2 – 4 – 3 – 1.
  • C 2 – 1 – 4 – 3.
  • D 3 – 1 – 4 – 2.
  • E 4 – 1 – 2 – 3.
A linguagem pode exibir seis diferentes maneiras de se comportar (ou de funcionar), que poderão operar isolada ou concomitantemente em um texto. Essa multiplicidade comportamental deverá ser de domínio dos redatores, pois atuará como um “fio condutor” na moldagem de um texto. Assim, denomina-se função a um determinado comportamento regente que a linguagem manifesta dentro de uma mensagem emitida. Quando uma mensagem se direciona enfaticamente ao receptor (como por exemplo: anúncios publicitários que buscam, por meio de verbos no imperativo/discurso fechado, a persuasão do público-alvo; panfletos de cunho político; anúncios publicitários em geral; folhetos religiosos) classifica-se o comportamento que a rege como um tipo de função da linguagem. Trata-se de:
  • A Fática.
  • B Estética.
  • C Emotiva.
  • D Conativa.
  • E Metalinguística.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Dominar o conceito psicodinâmico das formas é passo fundamental para o Storytelling; Mesmo que você nunca tenha jogado PataPon (Sony, 2007), a narrativa das formas no frame extraído do jogo (acima) dão valiosas pistas de quem são os "mocinhos", quem são os hostis, qual é a tribo controlada pelo jogador, quais as ameaças, etc.

Considerando o exemplo acima, e tecendo considerações sobre o uso da psicodinâmica das formas na comunicação, avalie as informações a seguir:

I. É notório que os personagens "redondos" são mais amigáveis; II. Os diversos espinhos (triângulos) do obstáculo dão uma sensação de uma dificuldade fácil para moderada; III. Apesar das duas tribos se apresentarem em um embate com armas, a tribo vermelha aparenta ser mais ameaçadora.

É CORRETO o que se afirma em:
  • A I, apenas.
  • B I e III, apenas. 
  • C III, apenas.
  • D I, II e III.

Analise a frase abaixo:

“(…) um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais belo que a “Vitória de Samotrácia” (MARINETTI, 1909).


Essa frase é uma estrofe do Manifesto Futurista, publicado em 1909 e assinado pelo italiano F. T. Marinetti. O movimento Futurista foi considerado um dos primeiros movimentos da vanguarda artística europeia.


O Futurismo cultuava:

  • A o futuro, o meio-ambiente e a estética natural.
  • B a tecnologia, a segurança e a estética funcionalista.
  • C a ordem, a aerodinâmica e a estética minimalista.
  • D a Vitória de Samotrácia, a beleza clássica e a estética renascentista.
  • E a velocidade, a modernidade e a estética industrial.