Questões de Mensuração de Resultados no Jornalismo (Jornalismo)

Limpar Busca

É o levantamento das matérias publicadas nos veículos de comunicação e que interessam ao assessorado, as quais são organizadas a partir de leitura, acompanhamento e seleção. O trecho refere-se ao(à):

  • A Agendamento.
  • B Clipping.
  • C Mailling-list.
  • D Press Kit.
  • E Súmula.

A atividade que consiste em monitorar, sistemática e rotineiramente, veículos de comunicação para identificar as citações sobre a organização ou temas previamente determinados, organizá-las, avaliá-las e encaminhar ou disponibilizar os resultados para conhecimento dos interessados é conhecida como

  • A follow up.
  • B clipping.
  • C release.
  • D briefing. 
  • E mailing. 

Uma métrica é um sistema de mensuração que quantifica uma tendência, uma dinâmica ou uma característica. No trabalho de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais, existem métricas mais relevantes que outras, dependendo do objetivo que se deseja alcançar e da ferramenta que se busca medir. Sobre os conceitos das métricas, é correto afirmar que

  • A engajamento é uma métrica que se refere à quantificação dos usuários que estão recusando o conteúdo ou quantos usuários únicos entraram no site e saíram sem interagir com nenhum link ou formulário.
  • B menções é uma métrica relacionada às redes sociais, que mede a interação do público com as suas postagens, seja comentando, curtindo ou compartilhando.
  • C sentimetria é o trabalho de qualificação para aprofundar o entendimento do contexto, realizando a classificação das interações em positivo, negativo ou neutro.
  • D taxa de rejeição é uma métrica que se refere à quantidade de vezes em que a marca ou os principais representantes dela são citados.

Uma assessoria de imprensa oferece uma variedade de serviços e de produtos para ajudar na gestão da imagem e das relações com a mídia. Um desses serviços tem o papel de avaliar a percepção a respeito da organização e identificar oportunidades ou problemas de comunicação. Esse tipo de serviço é o(a)

  • A evento de imprensa.
  • B monitoramento de mídia.
  • C media training.
  • D gestão de crises.
  • E elaboração de comunicados.

A equipe de assessoria de imprensa acompanha o impacto da notícia divulgada, monitorando a cobertura da imprensa, respondendo a perguntas de jornalistas, fornecendo informações adicionais e agendando entrevistas. Faz parte dessa rotina manter o contato com os jornalistas para a verificação do interesse na notícia, o fornecimento de informações adicionais, o esclarecimento de dúvidas ou o oferecimento de entrevistas e de oportunidades de cobertura. Essa forma de contato recebe o nome de

  • A mailing list.
  • B follow-up.
  • C media training. 
  • D press release.
  • E question and answer.