Questões de Mensuração de Resultados para Pesquisa de Opinião (Comunicação Social)

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As pesquisas baseadas em grupos de focus têm sido utilizadas, com certa regularidade, para subsidiar pesquisas‐ação de clima organizacional.
Esse tipo de pesquisa tem diversas características, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Os grupos de focus podem ser compostos por empregados de diversas áreas da empresa e monitorados por um moderador.
  • B Durante os grupos de focus os participantes tendem a influenciar uns aos outros quanto a opiniões e colocações feitas enquanto reunidos.
  • C Nos grupos de focus, o moderador é dispensável já que a discussão deve ser feita livremente a partir de perguntas fechadas, que embasarão resultados quantitativos.
  • D Esse tipo de pesquisa consiste de entrevistas em profundidade realizadas em grupo de onde saem informações que podem ser usadas em outros métodos de pesquisa.
  • E Os grupos de focus são recomendáveis para gerar hipóteses baseadas na percepção dos participantes e preparar planos de entrevistas e questionários para estudos mais amplos.

Sobre a noção de clima organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. No ambiente de trabalho os aspectos capazes de produzir satisfação – ou insatisfação – e de provocar motivação – ou desmotivação impactam igualmente os funcionários e o clima organizacional.

II. Salários compatíveis com o mercado, horário de trabalho flexível e um bom pacote de benefícios são suficientes para garantir um clima organizacional positivo.

III. Para medir o clima organizacional e traduzi-lo em um indicador, é necessário empreender uma pesquisa junto ao público interno para aferir o grau de satisfação das pessoas no ambiente de trabalho.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Um órgão público enfrenta problemas de imagem e gestão da reputação, em um momento de grandes restrições orçamentárias. A realização de pesquisas de opinião, nesse momento, pela assessoria de comunicação do órgão deve ser:

  • A direcionada ao público interno, que representa um universo menor, projetando os resultados para toda a população por meio de estatísticas;
  • B restrita, porque é aceitável planejar sem as informações de pesquisas por não haver concorrentes como ocorre no setor privado;
  • C realizada de forma online, porque apresenta um ótimo custo-benefício em relação aos formatos tradicionais de pesquisa, como entrevistas pessoais;
  • D concentrada em discussões em grupo (focus group), porque permite entrevistar um número grande de pessoas com custos baixos;
  • E mantida normalmente, porque conhecer os anseios da população é uma atividade permanente, que não pode ser limitada por questões financeiras.
Julgue o próximo item, relativos a pesquisas de opinião e de mercado. 

Baseada em metodologia estatística, a pesquisa qualitativa é conduzida em grupos focais, para explorar os sentimentos do público e suas reações sobre determinado produto ou ação.
  • Certo
  • Errado

O professor Everardo Rocha, ao estudar o consumo nas mais diversas instâncias, procura classificá-lo em quatro perspectivas:
1. hedonista 2. moralista 3. naturalista 4. utilitária
De acordo com cada uma delas, o conceito pode ser assim entendido
( ) Característico do espírito humano, o consumo, de acordo com essa perspectiva, é visto como biologicamente necessário e universalmente experimentado.
( ) Com grande carga apocalíptica, essa perspectiva considera o consumo o responsável pelas mazelas sociais e que, portanto, deve ser alvo de severas críticas.
( ) Predominante no marketing, as pesquisas, sob essa perspectiva de consumo, buscam identificar os comportamentos dos consumidores para melhor atendê-los e vender mais.
( ) Característica do discurso publicitário e considerada a mais famosa ideologia aplicada ao consumo, essa perspectiva baseia-se na ideia de que o ato de consumir traz felicidade.
As características citadas correspondem, respectivamente, às perspectivas

  • A 4; 2; 1; 3.
  • B 3; 4; 2; 1.
  • C 3; 2; 4; 1.
  • D 1; 3; 4; 2.
  • E 1; 2; 4; 3.