Questões de Mensuração de Resultados (Comunicação Social)

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Os pré-requisitos para a mensuração de resultados de um programa de comunicação levam em consideração a clareza da função a ser exercida pela Comunicação, o planejamento de execução do programa e o planejamento da área segundo o planejamento dos negócios.
Na linguagem técnica dos avaliadores, a contribuição dos resultados de um programa de comunicação para o alcance dos objetivos de negócio corresponde ao

  • A Outtake.
  • B Output.
  • C Outcome.
  • D Outflow.
  • E Outback.

As auditorias de cultura organizacional são fundamentais para avaliar o nível de aceitação da organização em relação aos públicos estratégicos. Entre os conceitos correntes na área, é correto afirmar:

  • A a análise da comunicação, realizada do ponto de vista do paradigma funcionalista, visa entender as distorções que ocorrem na organização devido a interesses de quem ocupa poder decisório.
  • B a auditoria deve abranger a análise da organização; os objetivos e as metas não atingidos e os planos estruturados para o futuro da administração.
  • C a auditoria, do ponto de vista do paradigma crítico, preocupa-se com o tangível e com o mensurável, le-vando em conta a eficiência e a eficácia das práticas comunicacionais.
  • D no paradigma interpretativo, o levantamento de dados segue o rigor dos padrões internacionais da pesquisa científica.
  • E na relação entre a organização e o consultor, no modelo denominado prescritivo, o consultor realiza o diagnóstico e a intervenção.

Sobre a noção de clima organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. No ambiente de trabalho os aspectos capazes de produzir satisfação – ou insatisfação – e de provocar motivação – ou desmotivação impactam igualmente os funcionários e o clima organizacional.

II. Salários compatíveis com o mercado, horário de trabalho flexível e um bom pacote de benefícios são suficientes para garantir um clima organizacional positivo.

III. Para medir o clima organizacional e traduzi-lo em um indicador, é necessário empreender uma pesquisa junto ao público interno para aferir o grau de satisfação das pessoas no ambiente de trabalho.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

As pesquisas baseadas em grupos de focus têm sido utilizadas, com certa regularidade, para subsidiar pesquisas‐ação de clima organizacional.
Esse tipo de pesquisa tem diversas características, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Os grupos de focus podem ser compostos por empregados de diversas áreas da empresa e monitorados por um moderador.
  • B Durante os grupos de focus os participantes tendem a influenciar uns aos outros quanto a opiniões e colocações feitas enquanto reunidos.
  • C Nos grupos de focus, o moderador é dispensável já que a discussão deve ser feita livremente a partir de perguntas fechadas, que embasarão resultados quantitativos.
  • D Esse tipo de pesquisa consiste de entrevistas em profundidade realizadas em grupo de onde saem informações que podem ser usadas em outros métodos de pesquisa.
  • E Os grupos de focus são recomendáveis para gerar hipóteses baseadas na percepção dos participantes e preparar planos de entrevistas e questionários para estudos mais amplos.

O papel fundamental dos Key Performance Indicators (KPI), em estratégias de marketing digital em mídias sociais, é a sua utilização para a

  • A quantificação do alcance da campanha, principalmente, sem influenciar as decisões estratégicas.
  • B comparação do desempenho da empresa com outras do mesmo setor, proporcionando uma visão relativa do sucesso nas mídias sociais.
  • C mensuração do desempenho em relação aos objetivos específicos da campanha, servindo como indicadores chave, orientando ações corretivas e otimizações.
  • D mensuração do desempenho em grandes empresas, principalmente, visto que os pequenos negócios não utilizam essa abordagem.
  • E elaboração dos relatórios finais, sem impacto real no desenvolvimento das campanhas.