Questões de Merchandising (Marketing)

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Em 2022, a TV Globo exibiu o remake da novela Pantanal, originalmente exibida pela extinta TV Manchete, na década de 90. A trama atingiu, em 2022, a média de 30 pontos de audiência, segundo dados do Kantar Ibope. O sucesso não foi apenas de público, mas também de arrecadação em merchandising. Marcas como Itaipava, Vivo, Casas Bahia, Dove, Rexona, Flash Benefícios e banco BV estiveram presentes na novela através de ações de merchandising.

Sobre essa prática, é correto afirmar:

I - Originalmente, o termo merchandising estava relacionado a qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda (PDV), com a finalidade de chamar a atenção, informar e motivar o consumidor à compra.
II - O merchandising está associado à promoção de vendas, não podendo ser utilizado em estratégias de comunicação de massa.
III - O merchandising eletrônico consiste na veiculação de marcas/produtos em novelas, filmes, séries, dentro de um contexto da trama. Mas o termo também é utilizado para as aparições de produtos/ marcas em programas de TV, quando um apresentador fala/mostra um determinado produto/serviço/marca ou recebe um representante da empresa anunciante.
IV - O termo merchandising só pode ser utilizado para ações em ponto de venda (PDV) e em meios eletrônicos. Não há merchandising em meio impresso.

É correto apenas o que se afirma em

  • A I e IV.
  • B II.
  • C I e III.
  • D III.
  • E I, II, III e IV.

Os valores cobrados nos fretes e a eficiência na entrega de produtos têm sido algumas das principais dificuldades encontradas por empresas que pretendem expandir seus negócios por meio do comércio eletrônico no Brasil. Nesse contexto, desenvolver parcerias com operadores logísticos, para viabilizar a efetividade da entrega, assegura a geração de valor percebido pelo cliente final ao longo da cadeia de valores. Assim, os canais de distribuição envolvidos no processo terão condições de reforçar a comodidade de que o cliente usufrui ao realizar suas compras em poucos cliques, acessando a internet pelo celular ou computador.

No que se refere aos temas expostos no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. As compras realizadas pela internet reforçam o valor percebido pelo cliente final por meio da cadeia de valor integrada; no entanto, representam custos mais elevados à empresa que realizou a venda, tendo em vista que geram maior número de pedidos a serem entregues em diferentes locais.
II. A organização tende a alcançar melhores resultados dentro da cadeia de valor integrada, uma vez que pode direcionar o marketing de serviços e produtos por meio de diferenciados canais, visando impulsionar as vendas.
III. O serviço de pós-vendas tem sido uma das funções dos canais de distribuição mais prejudicadas dentro do comércio eletrônico, pois os clientes brasileiros não contam com o apoio de legislação que assegure a troca e a devolução de produtos adquiridos por meio da internet.


É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

As ações de trade marketing são importantes no intuito de tornar um produto atrativo no ponto de venda e fazer com que ele ocupe mais espaço físico nesses locais. É no ponto de venda que o consumidor final terá contato com o produto desejado. Logo, o fabricante depende do varejista para uma boa disposição. Afinal, o produto só será vendido se estiver na visão do cliente, na maioria dos casos.
SOUZA, O. G. Trade Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A realização de pesquisas com o público, a fim de conhecer seus hábitos e preferências, permite a fabricantes e varejistas posicionar seus produtos de forma mais efetiva nos pontos de venda, facilitando a visualização por parte do consumidor.
II. O planejamento do ponto de venda deve ser feito por uma equipe técnica especializada em comportamento do consumidor, uma vez que esse tipo de atividade não deve sofrer influência relacionada aos objetivos de posicionamento da marca.
III. As pesquisas indicam que as pessoas estão efetivando suas compras de forma cada vez mais rápida, por isso, investir em estratégias de visual merchandising é essencial para atrair a atenção do consumidor.
IV. Os produtos fáceis de comer, como salgadinhos, chocolates, balas e bebidas, são dispostos próximos aos caixas justamente para incentivar uma compra adicional, ou por impulso, caso o consumidor esteja com fome ou sede enquanto espera ser atendido.


É correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I, II e IV.
  • E I, III e IV.

O merchandising no ponto de venda é a estratégia que vai permitir o destaque do produto diante da concorrência. A loja é o principal alvo para a aplicação de ações que tornem a compra atrativa, fazendo com que o consumidor perceba a presença da marca. Determinada fabricante de vassouras, esponjas e baldes é um exemplo de empresa que utilizou as ações de merchandising no ponto de venda para aumentar seu faturamento. Se sua operação não é amparada pela informação, acertar o alvo em ações de merchandising torna-se ainda mais difícil. O gerente nacional de trade marketing da referida empresa defende que é preciso atuar tal como um analista de investimentos. O profissional deve planejar a execução de ponta a ponta, priorizando sempre a potencialização dos resultados sobre o capital investido na ação de marketing dentro do varejo.
DUARTE, V. Merchandising no ponto de venda. Disponível em: clubedotrade.com.br. Acesso em: 20 jun. 2022 (adaptado).

Considerando as ações de merchandising adotadas pela empresa apresentada no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O profissional de marketing dessa empresa precisa criar estratégias de comunicação com linguagem única e conceitos diferentes em todos os canais; dessa forma, o consumidor multicanal poderá encontrar diversas mensagens coerentes da empresa em ambientes físicos e virtuais.
II. A ação desenvolvida pela empresa demonstra que o profissional de marketing deve utilizar um processo de melhoria contínua dentro do varejo, adaptando constantemente a comunicação às características de cada tipo de ponto de venda.
III. As ações de merchandising utilizadas pela empresa caracterizam-na como adotante da estratégia de omnichannel, ou multicanal, pois buscam proporcionar uma experiência satisfatória de compra ao consumidor final por meio dos diversos canais disponíveis.

É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
Merchandising são procedimentos de promoção e ação usados em pontos de vendas com a finalidade de aumentar a visibilidade do produto, facilitar e impulsionar o desejo de compra do consumidor. Para tanto, uma das estratégias mais eficientes é
  • A a presença de um quadro de funcionários bem treinados, para que tenham condições de informar com clareza sobre o produto quando o cliente procurá-lo.
  • B o destaque na exposição com relação a outros produtos.
  • C o preço, independentemente do local de exposição.
  • D a garantia de uma grande quantidade do produto em estoque.