Questões de Metodologia de Projetos: um Caminho entre a Teoria e a Prática (Pedagogia)

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Sobre a metodologia de projetos, Antunes (2014) chama atenção para os seguintes aspectos:

I. Os alunos assumem, essencialmente, o papel de protagonistas.
II. O trabalho com a metodologia de projetos somente se justifica quando os alunos colocam seus interesses e sua energia na busca de temas relevantes, essenciais para a aprendizagem no programa da disciplina.
III. É essencial que se determine com clareza tanto o que se busca na aprendizagem conceitual como na aprendizagem procedimental do aluno.

Quais estão corretos?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Explorando "A Estrutura das Revoluções Científicas" de Thomas Kuhn, ou outras obras construídas em momento histórico semelhante, qual papel a didática tem em preparar estudantes para paradigmas científicos emergentes?

  • A Ensinar os paradigmas científicos estabelecidos, direcionando para evitar qualquer referência a teorias emergentes ou controversas
  • B Promover uma educação que antecipe e se adapte a mudanças de paradigmas, incentivando a crítica e a inovação
  • C As informações e teorias que tenham sido universalmente aceitas e verificadas por longos períodos, devem ser priorizadas na educação básica.
  • D Desencorajar o questionamento e a investigação independente, mantendo uma abordagem estritamente padronizada
  • E Ignorar as contribuições de teorias não ocidentais, focando exclusivamente em uma narrativa científica eurocêntrica

Julgue o item subsequente.

As metodologias de neurociência cognitiva, como a estimulação magnética transcraniana (TMS) e a estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS), são ferramentas essenciais para a investigação dos mecanismos neurais subjacentes à aquisição e processamento da linguagem em populações típicas e atípicas.

  • Certo
  • Errado

Um experimento foi conduzido com duas turmas para avaliar diferentes métodos de ensino. Na turma A, os conteúdos foram abordados de maneira expositiva, com os alunos recebendo informações de forma passiva. Na turma B, os mesmos conteúdos foram abordados por meio da resolução ativa de problemas pelos alunos. Após as aulas, um questionário foi realizado para avaliar a percepção de aprendizado dos participantes.
Surpreendentemente, os alunos da turma A relataram uma sensação maior de terem aprendido em comparação com os alunos da turma B. No entanto, quando um teste de avaliação foi aplicado, os resultados revelaram que, na verdade, foi a turma B que demonstrou um nível superior de compreensão e assimilação dos conhecimentos.
O estudo descrito acima busca comparar a eficácia de metodologias de ensino.  Seus resultados demonstram que:

  • A a maior satisfação com a aula expositiva reflete uma preferência dos alunos, o que indica sua superioridade sobre outros métodos;
  • B os resultados melhores no teste de avaliação se deveram à facilidade do conteúdo, e não à eficácia do método de ensino ativo;
  • C as percepções subjetivas dos alunos podem não refletir precisamente os resultados reais alcançados por um método de ensino;
  • D a sensação de maior aprendizado indica que o ensino expositivo é mais adequado para a consolidação do conhecimento a longo prazo;
  • E a diferença nos resultados dos testes pode ser explicada pelo maior nível de estresse enfrentado pelos alunos na resolução ativa de problemas.

São múltiplas as possibilidades de trabalho com metodologias ativas que podem concordar com os pressupostos de uma educação libertadora e em favor dos Direitos Humanos, que se assentem nos pressupostos do paradigma da comunicação. É o docente que, diante de cada situação, deve decidir qual a metodologia que responde mais adequadamente aos desafios que emergem da sua análise sobre o currículo, sobre as dinâmicas da sala de aula, sobre as necessidades dos seus alunos, dos recursos didáticos necessários à prossecução da ação, assegurando que os diferentes eixos que integram o processo de ensino-aprendizagem-avaliação devam ser organizados em função da possibilidade do educando aprender com compreensão sobre um determinado tema, utilizando materiais físicos, concretos, palpáveis, tecnológicos, dentre outros.
(Lima & Cosme, 2021, p. 137.)

Considerando uma das metodologias em que os educandos estudam o conteúdo em casa tendo como objetivo na sala de aula realizar atividades, em que são abandonadas as posturas de educandos passivos e ouvintes, passando, assim, a serem protagonistas do seu aprendizado; o professor aparece como mediador do conhecimento. Ajuda os estudantes a selecionarem fontes e materiais de pesquisa, bem como a processarem tudo, a fim de transformar as informações em conhecimento. Sobre o exposto,trata-se da seguinte metodologia:

  • A Gamificação.
  • B Sala de aula invertida.
  • C Aprendizagem por brincadeiras.
  • D Aprendizagem baseada em problemas.