Atualmente, é indiscutível que os problemas nutricionais no Brasil necessariamente devem ser contemplados com políticas e programas de alimentação e nutrição.
Nesse contexto, é correto afirmar:
- A Na história dos programas de suplementação no Brasil, desde a origem até os tempos de hoje, a merenda escolar esteve presente; nesse período foi criado o Programa de Merenda Escolar, que tem como objetivo principal fornecer aos estudantes da rede pública 20% a 40% das necessidades nutricionais diárias recomendadas.
- B O Serviço de Alimentação e Previdência Social (SAPS) foi um marco importante no Brasil, a partir do qual era garantida uma alimentação adequada aos trabalhadores segurados pelos institutos de aposentadoria e pensão; entretanto, na década de 1940, o SAPS foi descontinuado por falta de apoio e investimentos.
- C Na década de 1970, foi criada a Caracterização Operacional da Merenda Escolar Brasileira (COMEB); cujo objetivo era fiscalizar se os valores nutritivos propostos para a merenda escolar estavam sendo atendidos.
- D Para enriquecer os programas de merenda escolar, na década de 1950 foi criado o Programa Nacional de Merenda Escolar, que tinha como objetivo não só completar a alimentação dos estudantes, mas ressaltar que a merenda escolar também serviria como meio de desenvolvimento de atividades educacionais.