Questões de Mídia Training (Comunicação Social)

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As estratégias de Marketing e comunicação empresarial que reúnem publicidade, assessoria de imprensa, relações públicas, entre outras ações, têm se configurado como uma importante ferramenta no sentido de apaziguar o efeito negativo de todas as variáveis às quais as organizações estão sujeitas. Uma das estratégias para tanto, consiste em treinar os porta-vozes da instituição, como gerentes, diretores e encarregados mais requisitados para entrevistas, a fim de prepará-los para essas ocasiões. Esse treinamento é denominado

  • A Clipping.
  • B Follow up.
  • C Gerenciamento de crise.
  • D Media training.

São as atribuições do Assessor de Imprensa (AI):
1. O assessor de imprensa deve servir de ligação entre as instituições ou as organizações (empresas públicas ou privadas) com os formadores de opinião, a fim de construir imagem positiva de seu cliente.
2. O assessor de imprensa precisa orientar o assessorado sobre o que interessa ou não aos veículos de comunicação, porque o AI conhece o valor da notícia e os critérios de noticiabilidade.
3. Dentre as funções mais específicas do AI está clipagem ou a taxação, que é o controle e arquivamento das informações publicadas de interesse do cliente.
4. Sempre que lidar com a informação, o assessor de imprensa (AI) deve, como ocorre no jornalismo, buscar o contraditório, ou ouvir as várias versões da notícia, pois não há diferenciação entre o jornalismo das redações e o AI.
5. Cabe ao profissional da área a organização e permanente atualização do mailing list - relação dos veículos de comunicação, nomes dos diretores e todos os contatos importantes para o exercício da atividade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Assinale a alternativa que apresenta uma ação voltada para a preparação de porta-vozes, capacitando-os a lidar com jornalistas e a se relacionar com a imprensa, sobretudo em situações de crise.

  • A mailing
  • B clipping
  • C media training  
  • D follow up
  • E branding

Para melhorar a capacidade de comunicação das fontes com a sociedade por meio da mídia, é comum a realização de um treinamento denominado de mídia (ou media) training. A necessidade e vantagens de se estabelecer vínculos amistosos e produtivos com a mídia nem sempre são facilmente percebidas. Um padrão de convivência denominado beligerante, pode ser caracterizado pela seguinte afirmação:

  • A retração, por achar que a mídia é um problema a evitar, por desconfiança, desinteresse ou insegurança e incompetência comunicativa.
  • B quando se estabelece e qualifica processo de convivência profissional, mesmo tensa com jornalistas.
  • C há uma politização da relação, muitas vezes como fuga das entrevistas.
  • D as fontes buscam a mídia para obter promoção, visibilidade, idealizar uma imagem e fazer jogo de poder.
  • E a mídia é tratada como amiga, mas geralmente de forma velada.

Com relação aos termos utilizados em Assessoria de Imprensa, segundo Omar Barreto Lopes (apud DUARTE, 2011 ), correlacione os conceitos às suas respectivas definições e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
CONCEITOS: I- Workshop com jornalistas lI- Gancho IlI- Embargo IV- Workshopmldia V- Balão de ensaio
DEFINIÇÕES: ( ) Cursos encomendados pelas assessorias de comunicação, com o objetivo de otimizar o contato das fontes da empresa com a mídia. Contempla "sabatinas", laboratórios diversos e palestras conceituais, que municiam as fontes com dicas e conhecimentos básicos para o relacionamento com a mídia. ( ) Informações colocadas estrategicamente no noticiário, as quais visam gerar desdobramentos imediatos junto à opinião pública ou a determinados interesses. ( ) Acordo tácito firmado com jornalistas para que determinado material entregue pela assessoria só seja divulgado a partir da data previamente combinada. ( ) Elemento gerador da notícia, que agrega os valores de tempo, contexto, pertinência e outros mais, atribuidores do caráter que faculta a uma informação a possibilidade de tornar-se notícia. ( ) Versão resumida do Mídia Training. Trata-se de uma reunião de trabalho - com duração de um dia ou menos - em que são discutidos temas relacionados ao atendimento às demandas da mídia e ao contexto jornalístico do momento. ( ) Trata-se de reuniões formais de trabalho em que os executivos de uma empresa recebem jornalistas para auxiliá-los, com a transmissão de expertise e conhecimento técnico, na cobertura de determinados temas.

  • A (IV) (V) (IlI) (lI) (I) (-)
  • B (-) (IlI) (lI) (V) (IV) (I)
  • C (I) (lI) (V) (IlI) (-) (IV)
  • D (IV) (V) (IlI) (lI) (-) (I)
  • E (-) (V) (IlI) (lI) (IV) (I)