Questões de Mídia Training (Jornalismo)

Limpar Busca

Qual é o principal objetivo de aplicar o Media Training para porta-vozes de organizações governamentais?

  • A Aprender a escrever comunicados para imprensa.
  • B Aperfeiçoar a capacidade de se relacionar com jornalistas durante entrevistas e eventos.
  • C Criar campanhas publicitárias eficazes.
  • D Desenvolver habilidades em redes sociais.
  • E Realizar análises de concorrência no mercado.

A assessoria de imprensa desempenha um papel fundamental na construção da imagem pública de uma organização. Segundo Jorge Duarte, (2011), "a atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e imprensa. Busca, essencialmente, atender às demandas por informações relacionadas a uma organização ou fonte em particular". Qual das alternativas não corresponde a uma função típica da assessoria de imprensa?

  • A Elaboração de press releases com informações relevantes para a mídia.
  • B Monitoramento constante da imagem da organização na imprensa e nas redes sociais.
  • C Coordenação de crises de imagem e gerenciamento de rumores.
  • D Criação de campanhas publicitárias de grande alcance, voltadas ao público consumidor.
Quanto ao jornalismo institucional e à assessoria de imprensa, julgue o item


Enquanto produto de uma assessoria de imprensa, o treinamento de porta‑vozes corresponde ao estabelecimento e manutenção de relacionamentos com jornalistas, editores e outros profissionais de mídia para facilitar a cobertura positiva da organização.
  • Certo
  • Errado

A prática de mídia training é recomendada não só para melhorar e tornar mais confortável o relacionamento da imprensa com o representante da empresa, mas também como excelente método para prever a ocorrência de crises decorrentes de uma entrevista mal interpretada ou desastrosa.

Trata-se de um treinamento em que, entre outras questões, o assessorado é orientado a

  • A aceitar que nem todas as perguntas serão positivas.
  • B eleger um veículo de comunicação como exclusivo.
  • C pedir para revisar a matéria antes de ser publicada.
  • D pressionar o repórter a informar a data de veiculação da matéria.
  • E permitir o acesso a informações confidenciais.

O trabalho de media training é muito importante para a manutenção da imagem de uma empresa e colaboradores ou mesmo em uma situação de gerenciamento de crises. Para isso, a escolha de porta-vozes (pessoas de qualquer cargo que vão falar institucionalmente pela empresa) é indispensável para manter coerente suas manifestações com os valores e objetivos da empresa. Assinale a alternativa que apresenta aspectos importantes de um colaborador para escolhê-lo como porta-voz de uma instituição.

  • A Compreensão e respeito à imprensa; capacidade de improviso e argumentação e domínio de temas relevantes para a empresa.
  • B Capacidade de improviso e argumentação; ser técnico e prolixo.
  • C Domínio de temas relevantes à empresa; ser prolixo e capacidade de improviso e argumentação.
  • D Compreensão e respeito à imprensa; passar credibilidade, dominar e utilizar termos técnicos para conquistar a credibilidade necessária.
  • E Boa argumentação; capacidade de transmitir informações com precisão e ter o hábito de se manter distante de profissionais da imprensa.