Questões de Mídia Training (Jornalismo)

Limpar Busca
Quanto ao jornalismo institucional e à assessoria de imprensa, julgue o item


Enquanto produto de uma assessoria de imprensa, o treinamento de porta‑vozes corresponde ao estabelecimento e manutenção de relacionamentos com jornalistas, editores e outros profissionais de mídia para facilitar a cobertura positiva da organização.
  • Certo
  • Errado

A prática de mídia training é recomendada não só para melhorar e tornar mais confortável o relacionamento da imprensa com o representante da empresa, mas também como excelente método para prever a ocorrência de crises decorrentes de uma entrevista mal interpretada ou desastrosa.

Trata-se de um treinamento em que, entre outras questões, o assessorado é orientado a

  • A aceitar que nem todas as perguntas serão positivas.
  • B eleger um veículo de comunicação como exclusivo.
  • C pedir para revisar a matéria antes de ser publicada.
  • D pressionar o repórter a informar a data de veiculação da matéria.
  • E permitir o acesso a informações confidenciais.

O trabalho de media training é muito importante para a manutenção da imagem de uma empresa e colaboradores ou mesmo em uma situação de gerenciamento de crises. Para isso, a escolha de porta-vozes (pessoas de qualquer cargo que vão falar institucionalmente pela empresa) é indispensável para manter coerente suas manifestações com os valores e objetivos da empresa. Assinale a alternativa que apresenta aspectos importantes de um colaborador para escolhê-lo como porta-voz de uma instituição.

  • A Compreensão e respeito à imprensa; capacidade de improviso e argumentação e domínio de temas relevantes para a empresa.
  • B Capacidade de improviso e argumentação; ser técnico e prolixo.
  • C Domínio de temas relevantes à empresa; ser prolixo e capacidade de improviso e argumentação.
  • D Compreensão e respeito à imprensa; passar credibilidade, dominar e utilizar termos técnicos para conquistar a credibilidade necessária.
  • E Boa argumentação; capacidade de transmitir informações com precisão e ter o hábito de se manter distante de profissionais da imprensa.
Acerca do jornalismo institucional e das rotinas na assessoria de comunicação, julgue o item.
Uma assessoria de imprensa pode oferecer treinamento e capacitação para porta‑vozes do assessorado, preparando‑os para lidar com a imprensa, para conceder entrevistas, para responder perguntas difíceis e para transmitir mensagens de forma clara e eficaz.

  • Certo
  • Errado

As instituições cientes da importância do acesso à mídia e do poder que elas têm trabalham para serem lembradas pela imprensa. Nesse sentido, julgue os itens a seguir.
I Qualquer informação institucional é notícia, devido à relevância dessas informações.
II As instituições alvo de denúncias ou vazamento de informações que as prejudiquem devem evitar se pronunciar até ter sido superada a crise.
III As instituições utilizam-se do conjunto de critérios de referência no meio jornalístico para transformar fatos de sua rotina em notícias.
IV A busca por produzir textos informativos para a divulgação jornalística, como pautas, releases e artigos, é uma estratégia para aumentar a visibilidade da instituição na mídia.
Estão certos apenas os itens 

  • A I e II. 
  • B I e III. 
  • C I e IV. 
  • D II e III. 
  • E  III e IV.