Questões de Mídias Sociais e Jornalismo (Jornalismo)

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Com as novas tecnologias digitais, os papéis do assessor de imprensa e as rotinas das assessorias passaram por transformações.
Sobre elas, avalie as afirmativas a seguir.


I. Mídias sociais são ambientes unicamente de conflitos e enfrentamentos, cabendo ao assessor, diante da aspereza do interlocutor, agir no mesmo tom, publicamente e com firmeza.

II. O advento das novas plataformas digitais gerou uma reconfiguração da imprensa, aumentando a influência dos veículos jornalísticos tradicionais, que devem ter prioridade absoluta no atendimento da assessoria.

III. Antes, o assessor se relacionava com o jornalista para alcançar a sociedade, agora, com as mídias digitais, também informa diretamente um público final mais amplo.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

Com o desenvolvimento das plataformas digitais, tem se tornado, cada vez mais, importante a convergência midiática para atingir públicos diferentes. Sobre esse tema,

  • A uma importante estratégia para atingir diferentes públicos é o uso da crossmedia, que consiste em utilizar diferentes plataformas para a publicação das narrativas. Para o bom uso dessa estratégia, convém realizar a adequação dos conteúdos às características específicas de cada plataforma.
  • B o termo crossmedia, que em tradução literal significa “cruzamento de mídias”, é uma estratégia para ampliar a narrativa com o uso de diferentes plataformas, trazendo aprofundamento ao tema. Assim, o público só terá acesso à narrativa completa e aprofundada ao acessar todas as plataformas utilizadas.
  • C a narrativa transmidiática consiste em realizar transições no uso das mídias, abandonando as mais tradicionais e focando nas que surgem mais recentemente, em busca de manter a atualidade tecnológica. A primeira vez em que essa estratégia foi utilizada foi no campo jornalístico, nos Estados Unidos da América.
  • D o uso da narrativa transmidiática é uma estratégia para a publicação de informações em diferentes plataformas, replicando o mesmo conteúdo em diferentes mídias. Dessa forma, amplia-se a abrangência de público, pois quem tiver acesso a qualquer uma das mídias utilizadas terá contato com a narrativa completa.

As métricas de comunicação são sistemas de mensuração que permitem tangibilizar quantitativamente os resultados obtidos pela área. Para o trabalho de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais, algumas métricas são importantes para entender o alcance da estratégia e os resultados obtidos. Sobre as métricas é correto afirmar:

  • A O engajamento serve para identificar quantas pessoas estão recebendo cada conteúdo nas redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.
  • B As menções dizem respeito ao trabalho de qualificação para aprofundar o entendimento do contexto, realizando a classificação das interações em positivo, negativo ou neutro.
  • C A taxa de rejeição relaciona-se com os usuários que estão recusando o conteúdo ou quantos usuários únicos entraram no site e saíram sem interagir com nenhum link ou formulário.
  • D A sentimetria refere-se à quantidade de vezes em que a marca ou os principais representantes dela são citados e apresenta os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos.

Nos perfis dos jornais de referência nas redes sociais, o texto escrito por jornalistas mantém atributos consolidados desde a metade do século XX pelo jornalismo impresso nos veículos de referência.

Entre esses atributos mantidos, está a construção de um texto

  • A apelativo, que aumente as visualizações.
  • B coloquial, em consonância com a norma culta.
  • C conotativo, que contemple o juízo de valor.
  • D publicitário, com o posicionamento da marca.
  • E romanceado, em sintonia com os cronistas.

Com a popularização da internet e dos smartphones, é comum a notícia chegar até a redação por meios alternativos aos tradicionais meios utilizados pelos assessores de imprensa. As informações sobre o fato são enviadas diretamente pelo leitor/ouvinte/espectador.

Um dos meios contemporâneos de pautar a imprensa tem sido o

  • A goodwill
  • B ghostwriter
  • C Whatsapp
  • D stakeholder
  • E fact-checking