Questões de Missão, Visão e Negócio (Administração Geral)

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Leia o texto a seguir.

Quando Smith inventou a Federal Express ele estava preocupado em oferecer um serviço de malote capaz de funcionar overnight, ou seja, na virada da noite. Algo como: entregue hoje e amanhã até as 10 horas da manhã a encomenda estará nas mãos do destinatário. Para tanto, Smith integrou todo um esquema de logística – áreas de recepção, aviões, caminhões, áreas de entrega, rastreadores eletrônicos, um poderoso sistema de informação etc. – para operar a companhia. Tempo sempre foi uma obsessão dentro da companhia. Sua intenção original era a segurança na remessa de encomendas. A ideia era oferecer ao cliente total confiabilidade quanto a prazos e entregas. Hoje, a FedEx é uma empresa bem sucedida. Smith está sempre analisando o seu negócio e, para ele, a missão da empresa é deixar tranquilo e sossegado o cliente que lhe confiar uma encomenda. Em outras palavras, o negócio da FedEx passou a ser a tranquilidade.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. [Adaptado].


O exemplo da empresa FedEx, relatado acima, retrata

  • A a missão da empresa.
  • B o planejamento da empresa.
  • C a visão da empresa.
  • D o objetivo da empresa.

É de suma importância que o Técnico Judiciário desempenhe suas funções primando pela excelência no atendimento ao público em geral. Para isso, faz-se necessário conhecer e saber operacionalizar os sistemas do processo judicial eletrônico, os sistemas de controle de processos administrativos, além dos demais sistemas eletrônicos do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão – TJMA. A constante busca de aprimoramento desses sistemas vai ao encontro do que se denomina gestão pública empreendedora. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA

  • A Ter iniciativa, gerar ideias e inovações, correr riscos calculados, agir com liderança e comprometimento são alguns comportamentos empreendedores que todas as pessoas possuem em potencial, que podem ser mais ou menos estimulados e desenvolvidos dependendo da mentalidade e dos interesses dos governantes ou dos gestores públicos.
  • B A noção de empreendedor passou a ser tratada de forma ampla e em diferentes setores, como alguém que cria e se responsabiliza por determinado trabalho ou empreendimento. Essa noção de empreendedor pode auxiliar no entendimento e em uma possível resposta ao questionamento sobre o porquê de um órgão público ser mais eficiente que outros.
  • C O setor público é composto por organizações da Administração Pública direta e indireta, nas quais servidores concursados convivem com funcionários terceirizados e com ocupantes de cargos públicos de livre nomeação. Todas as pessoas que atuam em organizações públicas apresentam comportamentos diferenciados e, por isso, são chamados empreendedores públicos.
  • D Os empreendedores não são apenas as pessoas que criam e atuam em organizações privadas. As pessoas agem como empreendedoras independentemente da organização, do ambiente ou do setor produtivo. Os empreendedores, ao identificar e coordenar oportunidades, agem para atender necessidades que podem ser individuais, coletivas e/ou de interesse público.

No que se refere ao processo de planejamento organizacional, julgue o item seguinte. 


A missão organizacional deve explicitar onde e como a organização pretende estar no futuro, embasando-se principalmente no pensamento dos seus dirigentes. 

  • Certo
  • Errado

Oliveira (2013), em relação ao planejamento estratégico, apresenta as seguintes definições:

1. Missão é a razão de ser da empresa. Nesse ponto, procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro.
2. Propósitos são os compromissos que a empresa se impõe no sentido de cumprir sua missão. Representam grandes áreas de atuação selecionadas no contexto da missão estabelecida. Correspondem à explicitação de posições ou áreas de atuação planejadas para toda a empresa, devidamente aceitas por seus acionistas e executivos como desejáveis e possíveis.
3. Objetivo é o alvo ou a situação que se pretende alcançar.
4. Estratégia, em uma empresa, é o processo em que os indicadores, parâmetros e critérios de avaliação, bem como a realidade atual as atividades, ficam disponíveis para acompanhamento e possível intervenção de todos os demais envolvidos, de forma direta ou indireta, nas atividades consideradas.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

  • A 05.
  • B 06.
  • C 07.
  • D 08.
  • E 10.

No que se refere às funções de administração e ao planejamento estratégico, julgue o item seguinte.


Suponha que, no sítio eletrônico de determinada instituição de fomento à pós-graduação, conste a seguinte frase entre as informações acerca da instituição: “Fomentar a pós-graduação no país a partir da concessão de bolsas e de recursos financeiros para estimular a formação de pessoal qualificado em nível superior e atender ao crescimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação, promovendo-se, assim, a qualidade da pós-graduação brasileira.”. Nesse caso, é correto considerar tal frase como a declaração de missão da instituição, por constituir um propósito orientador da sua atuação. 

  • Certo
  • Errado