Questões de Mobilidade (Arquitetura)

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Na geometria de um projeto de urbanismo, em greides viários, as concordâncias verticais (curvas verticais do greide) entre rampas com diferentes declividades longitudinais (trechos retilíneos do greide) configuram uma série de parábolas entre rampas de declividade constante do greide. O comprimento horizontal de um trecho em curva vertical (parábola), entre rampas (trechos retilíneos do greide), varia proporcionalmente, dentre outras, à

  • A velocidade diretriz de projeto da via e dos desníveis entre a via e os imóveis lindeiros (confrontantes com a via).
  • B velocidade diretriz de projeto da via e da diferença entre as declividades das duas rampas.
  • C largura do leito viário e dos desníveis entre a via e os imóveis lindeiros (confrontantes com a via).
  • D largura do leito viário e da diferença entre as declividades das duas rampas.
Julgue o item subsequente.
Ao desenvolver projeto de travessia acessível em vias públicas ou em áreas internas de edificações ou espaços de uso coletivo e privativo, com circulação de veículos, são recomendáveis alternativas com redução de percurso, com faixa elevada ou com rebaixamento da calçada. 

  • Certo
  • Errado

Julgue o item subsequente, com base na Lei n.º 11.124/2005, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) e na Lei n.º 13.089/2015, que institui o Estatuto da Metrópole.


A governança interfederativa das regiões metropolitanas deve observar, como princípio, a busca do desenvolvimento sustentável.

  • Certo
  • Errado

No contexto da nossa visão compartilhada da Declaração de Quito sobre cidades e assentamentos urbanos para todos, contida na Nova Agenda Urbana, são vislumbrados assentamentos humanos e cidades que

  • A atuem como polos propulsores de desenvolvimento urbano e rural equilibrados, sustentáveis e independentes para cada nível.
  • B priorizem espaços públicos e privados seguros, inclusivos, acessíveis e verdes.
  • C cumpram suas funções territoriais dentro de suas fronteiras administrativas.
  • D promovam o planejamento e os investimentos sensíveis à idade a ao gênero, para uma mobilidade urbana sustentável, segura e acessível.

O sistema viário é o espaço público em que as pessoas circulam a pé, com o uso de veículo motorizado ou não, articulando as atividades humanas intra e interurbanas.
Sobre o sistema viário, assinale a afirmativa correta.

  • A O planejamento do sistema viário depende da construção e da organização das vias e da sua influência no traçado urbano, sem vínculos com o controle sobre a distribuição das atividades econômicas e sociais pelo espaço urbano.
  • B As vias são divididas em vias de trânsito rápido, arteriais, coletoras e locais, tanto nas áreas urbanas como nas rurais, de acordo com as velocidades máxima permitida em cada tipo de via.
  • C A classificação viária é usada nas diretrizes e ações específicas para o planejamento, a manutenção e a extensão do sistema viário e na regulamentação do uso e da ocupação do solo.
  • D O sistema viário, considerado um espaço público, abriga o planejamento, a operação e a manutenção das vias, mas não abrange todas as redes de distribuição dos serviços urbanos.