Questões de Modalidades da Avaliação (Pedagogia)

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De acordo com Cipriano Luckesi (2011), a avaliação diagnóstica desempenha um papel crucial no processo educativo. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma característica da avaliação diagnóstica?

  • A A avaliação diagnóstica concentra-se exclusivamente na atribuição de notas ao final do semestre, sem considerar o progresso contínuo dos alunos.
  • B A avaliação diagnóstica tem como objetivo principal classificar os alunos e atribuir notas, sem considerar o seu processo de desenvolvimento.
  • C A avaliação diagnóstica visa identificar as dificuldades e os conhecimentos prévios dos alunos, permitindo ao professor adaptar as suas práticas pedagógicas.
  • D A avaliação diagnóstica deve ser realizada uma vez por ano, no final do processo educativo, para que o professor possa avaliar o desempenho dos alunos.
  • E A avaliação diagnóstica é irrelevante, pois o foco deve ser a avaliação formativa no processo de ensino, aprendizagem e aquisição de conhecimento.

De acordo com Cipriano Luckesi (2011), a avaliação diagnóstica desempenha um papel crucial no processo educativo. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma característica da avaliação diagnóstica?

  • A A avaliação diagnóstica concentra-se exclusivamente na atribuição de notas ao final do semestre, sem considerar o progresso contínuo dos alunos.
  • B A avaliação diagnóstica tem como objetivo principal classificar os alunos e atribuir notas, sem considerar o seu processo de desenvolvimento.
  • C A avaliação diagnóstica visa identificar as dificuldades e os conhecimentos prévios dos alunos, permitindo ao professor adaptar as suas práticas pedagógicas.
  • D A avaliação diagnóstica deve ser realizada uma vez por ano, no final do processo educativo, para que o professor possa avaliar o desempenho dos alunos.
  • E A avaliação diagnóstica é irrelevante, pois o foco deve ser a avaliação formativa no processo de ensino, aprendizagem e aquisição de conhecimento.

O processo de avaliação do ensino e da aprendizagem deve ser coerente com a natureza da relação pedagógica e com os objetivos a que se propõe alcançar. Assim, a avaliação da aprendizagem do aluno tem como premissa

  • A o padrão quantitativo rígido.
  • B o padrão qualitativo rígido.
  • C a ruptura com a avaliação quantitativa.
  • D a consolidação de um modelo híbrido: qualitativo e quantitativo.

Na prática docente, o avaliar é ato constante. Ainda que compartilhe o mesmo campo semântico das atividades de qualificação, medição, exame, certificação, está para além deles: transcende-os naquilo em que eles não alcançam. Essa outra “coisa” a que se dirige o ato avaliativo está presente nas relações e inter-relações, nos envolvimentos entre os sujeitos que sempre escapam de qualquer classificação artificial.
(ÁLVARO MÉNDEZ, 2002.)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomenda a utilização de avaliações formativas, que consideram as condições e os contextos de aprendizagem dos alunos. Diante disso, analise as afirmativas e assinale a correta.

  • A Ocorre ao longo do processo de ensino-aprendizagem; seu objetivo é identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, bem como as necessidades de adequação na metodologia de ensino. Possui função diagnóstica e orientadora com acompanhamento contínuo.
  • B Compara e mede o desempenho e as habilidades em relação a um padrão ou critério estabelecido, qualificando o ensino através de reflexão sobre o que foi aprendido e o que ainda precisa ser ensinado. O progresso monitorado auxilia na percepção dos alunos em busca de melhorias.
  • C Visa a verificação do nível de domínio dos conteúdos pré-estabelecidos ao final do período letivo como um bimestre, semestre ou ano, através de provas ou trabalhos. Essas provas possuem uma nota média mínima a ser atingida pelo aluno, levando em consideração conceitos dos componentes curriculares do Regimento e do Projeto Político-Pedagógico (PPP).
  • D Analisa o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo educativo com intuito de identificar conhecimentos prévios obtidos, bem como as dificuldades e necessidade de cada aluno. Não possui caráter classificatório, mas sim, formativo e orientado, permitindo ao professor acompanhar a evolução ao longo do ano letivo e se os objetivos educacionais estão sendo alcançados.

Com relação as várias formas de avaliação, julgue o item seguinte.


A autoavaliação é um processo reflexivo no qual os próprios alunos avaliam seu desempenho, suas atitudes e seu progresso em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos. Esse método é amplamente reconhecido como uma prática pedagógica que promove a autonomia, o autoconhecimento e o desenvolvimento da capacidade crítica dos estudantes.

  • Certo
  • Errado