Questões de Modalidades da Avaliação (Pedagogia)

Limpar Busca

As avaliações somativa e formativa diferem não apenas em seus métodos, mas também nos objetivos a serem alcançados.
Assinale a opção que indica corretamente uma característica da avaliação formativa.

  • A Comporta métodos variados para o acompanhamento contínuo do desenvolvimento do aluno
  • B Possibilita uma medida clara do desempenho do aluno em relação a determinado objetivo.
  • C Tem como foco a progressão do aluno ao longo dos diversos níveis do processo de aprendizagem.
  • D Usa o resultado final para atribuir gratificações de acordo com a performance de cada um.
  • E Permite a comparabilidade entre os rendimentos de vários alunos e otimiza o processo de ensino.

O modo de entender e encaminhar os erros dos alunos na situação de ensino-aprendizagem é diferente para cada tipo de avaliação.
Em uma situação diagnóstica, o erro é entendido como um

  • A fato irrelevante para o processo de ensino-aprendizagem, por não refletir a realidade do aluno.
  • B indicador de que o aluno falhou no aprendizado e não foi capaz de atingir os objetivos propostos.
  • C indício da necessidade de intervenção pedagógica para a superação da dificuldade específica.
  • D resultado que mostra que o aluno foi exposto à avaliação antes do momento adequado.
  • E sinal de que o aluno deverá se preparar mais até o momento da avaliação real.

A avaliação na Educação Infantil deve ser:

  • A Um processo contínuo e formativo que respeite o ritmo de cada criança.
  • B Baseada em provas e exames formais.
  • C Exclusivamente qualitativa e sem observação direta.
  • D Realizada apenas no final do ano letivo.

Qual dos seguintes tipos de avaliação ocorre no início de cada ciclo ou ano letivo, tendo como objetivo analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo escolar?

  • A Avaliação diagnóstica.
  • B Avaliação formativa.
  • C Avaliação somativa.
  • D Avaliação escrita.
  • E Autoavaliação.

“Trata-se de uma fotografia da realidade com a qual se detecta com a maior clareza possível quem compõe a classe onde se irá lecionar, os problemas especiais de cada um dos alunos, os domínios de conteúdos e habilidades, os recursos à disposição e os que deverão ser conseguidos e as expectativas da comunidade” (Tosi, 2013). O trecho descreve qual tipo de avaliação usada na educação escolar?

  • A Diagnóstica.
  • B Formativa.
  • C Somativa.
  • D Institucional.
  • E Follow up.