Questões de Modalidades Esportivas (Educação Física)

Limpar Busca

Os espaços competitivos (EC) são definidos por regras que orientam as movimentações dos atletas, permitindo que eles troquem posições em busca do objetivo de marcar pontos, seja fazendo a bola entrar no gol, na cesta, seja tocando o solo. Os movimentos que os atletas realizam são frutos de uma interação entre o sistema nervoso e o sistema muscular. Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I- As movimentações nos EC independem da coordenação entre os sistemas nervoso e muscular.
II- Os EC são caracterizados por regras que orientam as ações dos atletas.
III- O principal objetivo dos EC é fazer a bola alcançar o gol, a cesta ou o solo.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E II, apenas.

As atividades rítmicas são importantes formas de expressão corporal que envolvem comunicação e expressão por meio de sons e gestos. Sobre essa temática, leia as afirmativas a seguir:

I- As atividades rítmicas incluem danças, músicas e brincadeiras cantadas, contribuindo para a comunicação não verbal.
II- As atividades rítmicas não têm relação com a formação de códigos corporais, pois são apenas formas de entretenimento.
III- A atividade rítmica é uma forma de expressão corporal que pode ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais e motoras.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E II, apenas.

As atividades rítmicas são importantes formas de expressão corporal que envolvem comunicação e expressão por meio de sons e gestos. Sobre essa temática, leia as afirmativas a seguir:

I- As atividades rítmicas incluem danças, músicas e brincadeiras cantadas, contribuindo para a comunicação não verbal.
II- As atividades rítmicas não têm relação com a formação de códigos corporais, pois são apenas formas de entretenimento.
III- A atividade rítmica é uma forma de expressão corporal que pode ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais e motoras.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E II, apenas.

Os diferentes significados atribuídos às artes marciais e às lutas têm possibilitado a sua circulação e a apropriação por várias esferas da sociedade. Atualmente, essas práticas são consideradas atividades de lazer, defesa pessoal, prática esportiva, entre outras. No contexto acadêmico, especialmente na Educação Física, são entendidas tanto como uma atividade milenar, atrelada a orientações filosóficas e religiosas, quanto como práticas apropriadas a diferentes ambientes.
Com base nas informações apresentadas, analise as assertivas a seguir:

I- As artes marciais e as lutas devem ser reconhecidas como práticas que vão além da atividade física, englobando aspectos culturais, sociais e filosóficos.
II- Os estudos sugerem que essas práticas podem ser nomeadas como artes marciais, lutas e modalidades esportivas de combate.
III- A variedade de significados das artes marciais e lutas evidencia a necessidade de uma reflexão crítica sobre essas práticas, evitando definições rígidas e unidimensionais.

Está CORRETO o que se afirma em

  • A I e III, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Os espaços competitivos (EC) são definidos por regras que orientam as movimentações dos atletas, permitindo que eles troquem posições em busca do objetivo de marcar pontos, seja fazendo a bola entrar no gol, na cesta, seja tocando o solo.

Os movimentos que os atletas realizam são frutos de uma interação entre o sistema nervoso e o sistema muscular. Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:


I- As movimentações nos EC independem da coordenação entre os sistemas nervoso e muscular.


II- Os EC são caracterizados por regras que orientam as ações dos atletas.


III- O principal objetivo dos EC é fazer a bola alcançar o gol, a cesta ou o solo.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E II, apenas.