Questões de Modelos de Gestão de Mudanças (Gestão de Pessoas)

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Em um departamento da Câmara Municipal, uma servidora recém-empossada identificou que alguns procedimentos administrativos poderiam ser otimizados através da implementação de um novo sistema digital. Ao apresentar sua sugestão durante uma reunião, percebeu resistência de colegas mais antigos, que argumentaram: "Sempre fizemos assim e funciona". A servidora também notou que alguns colegas começaram a se mostrar menos receptivos após sua proposta. Considerando as relações humanas no ambiente de trabalho e a gestão de mudanças organizacionais, analise a situação apresentada e identifique a correta:

  • A O mais adequado seria a servidora concentrar-se em aprender os procedimentos existentes e aguardar que a própria chefia proponha eventuais mudanças nos processos de trabalho, respeitando assim a hierarquia organizacional.
  • B A servidora deveria apresentar sua proposta apenas após completar um período maior de adaptação no setor, pois sugestões de mudanças vindas de funcionários novatos podem ser interpretadas como críticas aos métodos estabelecidos pelos servidores mais experientes.
  • C A implementação de mudanças em ambientes organizacionais requer uma abordagem que considere tanto os aspectos técnicos quanto os relacionais, sendo fundamental desenvolver um processo gradual de sensibilização, demonstrando na prática os benefícios das mudanças propostas e valorizando a experiência prévia dos servidores mais antigos na construção coletiva de soluções.
  • D A servidora deveria buscar apoio direto da chefia superior para implementar as mudanças, uma vez que inovações tecnológicas são inevitáveis e os servidores resistentes precisam se adaptar às novas realidades do serviço público.
  • E A resistência dos colegas mais antigos demonstra que as mudanças propostas são inadequadas para o setor, sendo mais prudente manter os procedimentos que já demonstraram eficácia ao longo do tempo.

Uma organização decidiu ampliar sua atuação para outros setores correlatos no mesmo setor de serviços. Visando a gerenciar a mudança estratégica, o conselho da empresa optou por formar três equipes de força-tarefa compostas por membros internos e externos à organização. Tais equipes assumiriam do estudo da concorrência à estratégia de comunicação com públicos, passando pela definição e controle de resultados. Assim, essas equipes passariam a deter autoridade sobre parte do processo de mudança, tomando as decisões correspondentes.

O estilo de gestão de mudança adotado pela empresa foi:

  • A intervenção;
  • B educação;
  • C direção;
  • D colaboração;
  • E coerção.

Chiavenato (2014) leciona que Kurt Lewin, um dos pioneiros no estudo da mudança organizacional, desenvolveu uma teoria que descreve três fases fundamentais do processo de mudança, as quais as organizações passam até que os novos processos sejam assimilados. Assinale a alternativa que melhor descreve uma das fases desse processo.

  • A O movimento se refere à fase em que a organização se prepara para a mudança, desfazendo as estruturas e padrões existentes e criando uma disposição para aceitar novas ideias e práticas.
  • B O recongelamento é a fase em que as novas práticas e comportamentos são solidificados e integrados à cultura organizacional, proporcionando estabilidade e sustentabilidade à mudança.
  • C A estabilização é a fase em que ocorre a implementação efetiva das novas práticas e processos organizacionais, com ajustes e adaptações contínuas para alcançar os objetivos desejados.
  • D O experimento é a fase em que a organização experimenta uma resistência inicial à mudança, enfrentando conflitos e desafios à medida que as antigas estruturas são questionadas e desafiadas.
  • E O recongelamento ocorre quando a organização mantém suas estruturas e processos existentes, resistindo a qualquer tentativa de mudança e mantendo-se estática em seu funcionamento.
A Superintendência de Comunicação Institucional de uma repartição pública em um município mineiro está passando por um processo significativo de mudança organizacional. A organização, antes focada em aspectos tradicionais, está buscando se posicionar como referência em inovação e transparência. Como uma parte crucial desse contexto, os servidores precisam ajustar suas práticas para melhor comunicar as mudanças e fortalecer a imagem da Superintendência e da repartição pública. Na etapa do processo de mudança em que estão, a liderança da Superintendência reconhece a necessidade de adotar uma abordagem mais alinhada com as demandas da sociedade contemporânea e está buscando: avaliar de forma crítica as estratégias de comunicação tradicionais, identificando lacunas e oportunidades para aprimoramento; comunicar claramente para os servidores a necessidade da mudança na abordagem de comunicação e os objetivos que buscam alcançar; realizar sessões de brainstorming para incentivar a equipe a pensar em novas maneiras de ser comunicar com o público. Considerando o modelo de três etapas proposto por Kurt Lewin para o processo de mudança, a fase do processo de mudança abordada na descrição anterior da Superintendência de Comunicação Institucional trata-se de: 
  • A Mudança.
  • B Transformação.
  • C Recongelamento.
  • D Descongelamento.

Gestão de pessoas é a maneira de uma organização se estruturar para gerenciar e orientar o comportamento humano no ambiente de trabalho, buscando uma relação duradoura entre empregador e empregado. Sobre os modelos de planejamento de pessoal, é correto afirmar:

  • A O modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço utiliza previsões de dados históricos e está voltado para o nível organizacional.
  • B O modelo baseado em segmentos de cargos é obtido das avaliações de desempenho e opiniões dos gestores, pares e subordinados e está focado no nível tático.
  • C O modelo de gestão de risco de perda de capital humano é o mais amplo e abrangente, pois leva em conta o volume de produção planejado e as mudanças tecnológicas.
  • D O modelo de substituição de postos-chave é caracterizado pelo fluxo de pessoas em função de demandas passadas; trata-se de um modelo conservador, de natureza contábil e quantitativa.