Questões de Modernismo: Concretismo (Literatura)

Limpar Busca
Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, apresenta o relato de sua vida na favela, na forma de um diário. Considerando o trecho seguinte e a integridade do livro, assinale a alternativa correta. 
3 de fevereiro (1959) Tenho de dizer que não escrevi nos dias que decorreram porque eu fiquei doente. Vou recapitular o que ocorreu comigo nestes dias (...) A Fernanda veio e perguntou-me se eu sei onde está o cigano. É a mesma coisa que ela perguntar-me onde é a casa do vento. Disse que ele é muito bonito e que ela ia lá comprar pimenta só para vê-lo. Durante os dias que eu estive doente o senhor Manoel não me deixou sem dinheiro.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014. p. 159.
  • A Cigano pede Carolina em casamento, depois de ele ter lido a reportagem sobre ela publicada na revista O cruzeiro.
  • B Senhor Manoel é descrito como um homem igual aos demais moradores da favela e por isso Carolina se recusa a aceitar a afeição dele por ela.
  • C O pai de Vera Eunice pede muitas vezes à Carolina para ter seu nome citado nos diários dela.
  • D Orlando Lopes promove uma festa para receber Carolina na favela, após a publicação da reportagem.
  • E As poesias de Carolina que estão no livro tratam do cotidiano e de sentimentos experimentados por ela.
Durante o período do Modernismo no Brasil foi criado o Movimento Antropofágico. Assinale, a seguir, a melhor definição para o Movimento Antropofágico. 
  • A Foi marcado pela temática religiosa em obras escritas e em esculturas. Sofreu forte influência da Europa.
  • B Foi um movimento artístico caracterizado pelo questionamento de temas relacionados ao consumo, à publicidade e ao estilo de vida americano.
  • C Foi o movimento interessado em incluir todas as influências da indústria cultural com a música regional, unindo a guitarra elétrica do rock inglês e norte-americano.
  • D Teve início com o manifesto antropófago e argumentava que os artistas deveriam incorporar, em suas criações, elementos da cultura brasileira, promovendo, assim, uma renovação estética.
  • E Teve Ariano Suassuna como o seu grande mentor e propunha criar uma arte erudita a partir de elementos populares. Exaltou a valorização do sertão nordestino frente às suas riquezas culturais e artísticas.
Marque a opção que apresenta a CORRETA periodização da literatura brasileira. 
  • A Quinhentismo – Barroco – Arcadismo – Romantismo – Realismo/Naturalismo/Parnasianismo - Simbolismo – Pré-Modernismo – Modernismo – Geração de 45 – Contemporaneidade.
  • B Quinhentismo – Arcadismo - Barroco –– Romantismo – Realismo/Naturalismo/Parnasianismo - Simbolismo – Pré-Modernismo – Modernismo – Geração de 45 – Contemporaneidade.
  • C Quinhentismo – Barroco – Arcadismo – Realismo/Naturalismo/Parnasianismo - Romantismo –Simbolismo – Pré-Modernismo – Modernismo – Geração de 45 – Contemporaneidade.
  • D Quinhentismo – Arcadismo – Barroco – Romantismo – Simbolismo - Realismo/Naturalismo/Parnasianismo – PréModernismo – Modernismo – Geração de 45 - Contemporaneidade.
A Poesia de 30 representa um conjunto de obras poéticas produzidas no Brasil durante a segunda geração modernista. São suas características, EXCETO: 
  • A universalismo.
  • B reflexão sobre os conflitos humanos.
  • C perspectiva realista.
  • D apego formal.

Bosi (2006) afirma que uma leitura crítica da poesia concreta não deve se embasar em conceitos preestabelecidos. Assim, o primeiro passo seria sentir a experiência concreta, para só depois se debruçar sobre os princípios teóricos que a fundamentam. Um poema concreto seria, primeiramente, uma experiência estética que, através da inovação, buscou romper os limites entre a poesia e as demais formas de arte.
Com base nas análises do autor sobre o movimento concretista brasileiro, é correto afirmar que

  • A o marco inicial do Concretismo no Brasil é o lançamento da antologia pré-concreta Noigandres 1, em 1950, com poemas de Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari, em que há poemas em verso desses autores, mas que já se mostravam diversos em relação aos poetas da geração de 45.
  • B a poesia concreta brasileira se opunha a uma vertente poética ligada ao intimismo estetizante dos anos 40 e, para isso, buscava inovação na composição do poema que se efetivava basicamente em três aspectos: semântico, morfológico e sintático; nesse último, mais marcadamente pela abolição do verso.
  • C as antologias de Noigandres números 2, 3 e 5, publicadas entre 1955 e 1958, apresentam um gradativo distanciamento entre o Concretismo e a poesia de 45, em especial pelo aprofundamento da construção teórica do movimento, visível em textos como o Plano-Piloto da Poesia Concreta, de 1958.
  • D os poetas concretos brasileiros buscaram levar ao extremo os processos criativos que marcaram o futurismo, o dadaísmo e o surrealismo, observando-se, nesse sentido, correspondência com a fase mais polêmica do Modernismo de 1922, em que as semelhanças com as vanguardas europeias foram mais marcantes.