Questões de Modernismo na História da Arquitetura e Urbanismo (Arquitetura)

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Sobre a arquitetura sustentada pelos princípios do Minimalismo, analise as afirmações a seguir.

I- O Minimalismo é caracterizado pela redução formal e pela busca por uma pureza estética, na qual "menos é mais".
II- O Minimalismo enfatiza o uso de cores vibrantes e ornamentação como parte essencial da estética do edifício.
III- Tadao Ando é um dos principais expoentes do Minimalismo, utilizando concreto e luz como elementos fundamentais de suas obras.

É CORRETO o que se afirma em:

  • A I e III apenas.
  • B II e III apenas.
  • C I e II apenas.
  • D I, II e III.
  • E I apenas.

Segundo Villaça (1999), os conceitos de planejamento ou plano diretor não existiam no Brasil até o início do século passado.
Em relação à História do Urbanismo, analise as afirmativas abaixo:
I. A Carta de Atenas, documento de referência histórica, refere-se a um manifesto urbanístico resultante do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), realizado em Atenas em 1933.

II. Pode-se dizer que o primeiro período do urbanismo brasileiro é marcado pelos planos de melhoramentos e de desenvolvimento integrado. É o urbanismo de Versalhes, de Washington, de Haussamann e de Pereira Passos.

III. Uma das correntes do urbanismo no Brasil, o Urbanismo Sanitarista, se resume praticamente na obra de Lúcio Costa.

IV. Pode-se considerar como início da prática de projeto e construção de novas cidades no Brasil, a inauguração de Belo Horizonte em 1897.

V. O Plano Agache do Rio de Janeiro, datado de 1930, é considerado o primeiro plano a apresentar a expressão ‘plano diretor’.

Estão CORRETAS apenas:

  • A II e III
  • B I, II e V.
  • C I, IV e V.
  • D II e III.
  • E I e V.

Lúcio Costa, um dos principais arquitetos do modernismo brasileiro, teve um papel fundamental na concepção de Brasília. Qual dos seguintes aspectos da obra de Lúcio Costa é mais representativo de sua visão urbanística e arquitetônica?

  • A A implementação de edifícios com fachadas altamente ornamentadas e o uso extensivo de elementos decorativos, buscando uma estética baseada na riqueza e no detalhamento histórico.
  • B A proposta de um plano urbanístico que não considera a expansão futura da cidade, focando em uma solução definitiva e imutável para o desenvolvimento urbano.
  • C A concepção de Brasília como um plano urbanístico em forma de avião, com a definição de setores específicos para diferentes funções e uma clara divisão entre áreas residenciais e administrativas, refletindo um planejamento racional e funcional.
  • D O design de Brasília, que privilegia a escala humana e a utilização de formas orgânicas e curvas, em contraste com a geometria rígida e funcional.

Oscar Niemeyer, um dos expoentes da arquitetura moderna brasileira, é conhecido por suas obras de formas curvas e expressivas, que exploram as possibilidades plásticas do concreto armado. Dentre seus projetos mais importantes, destacam-se o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, e os edifícios da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Considerando a trajetória e a obra de Niemeyer, qual das seguintes afirmações é a MAIS PRECISA?

  • A A arquitetura de Niemeyer é fortemente influenciada pelo estilo internacional, caracterizado pela ênfase na funcionalidade, na racionalidade construtiva e no uso de materiais industrializados.
  • B O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado na década de 1940, é um marco da arquitetura moderna brasileira, com edifícios que se integram à paisagem natural e exploram as formas livres e orgânicas do concreto armado.
  • C Os edifícios da Praça dos Três Poderes, em Brasília, são exemplos da arquitetura brutalista, com formas monumentais e austeras, que expressam a força e a solidez do Estado.
  • D Niemeyer foi um arquiteto politicamente engajado, defensor do socialismo e crítico do capitalismo, o que se reflete em sua obra, voltada para a construção de edifícios públicos e projetos de cunho social.

A obra de Le Corbusier, um dos pioneiros da arquitetura moderna, é marcada por princípios e elementos que revolucionaram a forma de pensar e projetar edifícios. Dentre suas obras mais emblemáticas, destacam-se a Villa Savoye, a Unité d'Habitation e a Capela de Notre Dame du Haut. Considerando os preceitos de Le Corbusier e a análise de suas obras, qual das seguintes afirmações é a MAIS CORRETA?

  • A A Villa Savoye é um exemplo da aplicação dos "Cinco Pontos da Nova Arquitetura", propostos por Le Corbusier, que incluem pilotis, planta livre, fachada livre, janelas em fita e terraço-jardim.
  • B A Unité d'Habitation, um conjunto habitacional em Marselha, França, foi concebida como uma "máquina de morar", priorizando a funcionalidade e a racionalidade construtiva, em detrimento da estética e da individualidade dos moradores.
  • C A Capela de Notre Dame du Haut, em Ronchamp, França, é um exemplo da arquitetura brutalista, caracterizada pelo uso de concreto armado aparente, formas geométricas puras e ausência de ornamentos.
  • D Le Corbusier defendia a padronização e a produção em massa de edifícios, como forma de democratizar o acesso à moradia e solucionar a crise habitacional do pós-guerra.