Questões de Modernismo (Literatura)

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Assinale a alternativa correta considerando o Texto 5 e os estudos das escolas da Literatura Brasileira.

  • A A composição é um marco do realismo brasileiro ao romper com a idealização do amor romântico.
  • B Os versos explicitam a promiscuidade vivenciada pelos indivíduos do poema que mantinham concomitantemente relações amorosas entre si.
  • C Nos três primeiros versos, todos os indivíduos amavam sem serem amados de volta.
  • D O título do poema faz referência a um bando de malfeitores.
  • E O poema incorpora características do movimento literário modernista com versos livres, temática do cotidiano e linguagem coloquial.

Sobre o Modernismo na literatura brasileira, especialmente no que diz respeito aos principais escritores do movimento, assinale a afirmativa que descreve de maneira precisa a contribuição e o papel desses autores no período.

  • A Mário de Andrade, uma figura central do Modernismo, é conhecido por sua abordagem inovadora e o uso do regionalismo em suas obras, incorporando elementos do folclore e da cultura popular brasileira, o que é evidenciado em seu romance “Macunaíma”.
  • B Tomás Antonio Gonzaga, um importante poeta modernista, destacou-se por seu estilo rebuscado e uma preocupação com o formalismo na poesia, sendo influenciado principalmente pelos movimentos simbolista e parnasiano, o que é refletido em seu livro “A Rosa do Povo”.
  • C Umberto Eco é um dos principais nomes do Modernismo, notável por seu enfoque na literatura social e política, com um estilo caracterizado pela linguagem simples e a crítica direta às instituições estabelecidas, refletindo a influência das ideias de Oswald de Andrade e sua visão antropofágica.
  • D Machado de Assis foi um crítico das convenções literárias e sociais da época, mas sua obra é caracterizada pela adoção de um estilo realista e naturalista, com uma forte ênfase na descrição detalhada da realidade social, como demonstrado em seu romance “Memórias Sentimentais de Brás Cubas”.

Na primeira fase do Modernismo no Brasil, o Grupo dos Cinco se destacou por suas obras e atividades.
Ele era formado por

  • A Di Cavalcanti, Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Tarsila do Amaral e Patrícia Galvão (Pagu).
  • B Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Patrícia Galvão (Pagu), Tarsila do Amaral e Guilherme de Almeida.
  • C Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.
  • D Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Monteiro Lobato.
  • E Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Patrícia Galvão (Pagu), Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.
Leia o poema a seguir: 


                                                                                    Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: Record, 1979.)

Considerando-se os movimentos literários assim como os paradigmas estéticos a eles associados, pode-se afirmar que, em relação ao poema “Aula de Português”:

  • A Conforme os modernistas da geração de 1945, busca-se devolver aos poemas o rigor formal até então esquecido.
  • B Trata-se de uma produção pertencente à primeira geração modernista, marcada pela redescoberta da realidade brasileira. 
  • C Drummond procura resgatar o uso e ensino da norma padrão da língua expressando-se sobre sua importância em todas as formas de comunicação.
  • D Inclui-se entre a produção literária da segunda geração modernista em que, explorando a função emotiva da linguagem, expressa contrastes entre marcas de variação de formalidade e informalidade.

Qual é o tema principal de "Capitães da Areia", de Jorge Amado, e como ele retrata a realidade social?

  • A A obra trata da vida luxuosa da elite baiana, mostrando o lado glamouroso da sociedade.
  • B Foca em aventuras marítimas, representando o espírito aventureiro do povo brasileiro.
  • C É uma história de amor e fantasia, distante da realidade social.
  • D Aborda a vida de crianças e adolescentes abandonados nas ruas de Salvador, destacando questões sociais e de injustiça.