Questões de MoReq-Jus (Arquivologia)

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O Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário (MoReq-Jus) estabelece critérios a serem cumpridos na captura, na produção, na classificação, na tramitação, na guarda, na avaliação, na seleção, no armazenamento, na indexação, na preservação, no arquivamento e no recebimento, a fim de garantir a sua confiabilidade, autenticidade e acesso, pelos sistemas de gestão de processos e documentos que podem ser:

  • A apenas digitalizados e nato-digitais;
  • B digitais, não digitais ou híbridos;
  • C apenas digitais;
  • D apenas digitais e híbridos;
  • E apenas híbridos.

Um Sistema Informatizado de Gestão de Processos e Documentos (GestãoDoc) deve atender aos requisitos mínimos estabelecidos pelo MoReq-Jus. Em relação às características que um GestãoDoc pode ou não ter, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) Em relação às mensagens de correio eletrônico, deve permitir controles de gestão para dotar os usuários da capacidade de capturar apenas mensagens e anexos previamente selecionados. Esse procedimento requer que os usuários avaliem a pertinência e a importância dos itens, bem como o risco de não os capturar.

( ) Os recursos de um GestãoDoc para controle do fluxo de trabalho compreendem a tramitação de um documento apenas após seu registro/captura.

( ) Deve registrar os documentos ou processos/dossiês não digitais e digitais, utilizando os Planos de Classificação e Tabelas de Temporalidade aplicáveis às áreas meio e fim.

A sequência correta é:

  • A V, F, V;
  • B V, V, V;
  • C F, F, V;
  • D F, F, F;
  • E V, F, F.

O MoReq-Jus estabelece requisitos mínimos para um Sistema Informatizado de Gestão de Processos e Documentos (GestãoDoc), independentemente da plataforma tecnológica em que for desenvolvido e implantado. Porém, no caso de suspensão ou extinção de um GestãoDoc:

I. O acesso ao sistema deve permanecer apenas para consulta e não inclusão de novos documentos.

II. Os documentos já inseridos não poderão ser removidos e transferidos para outros sistemas.

III. Esse processo de suspensão ou extinção deve ser documentado, pois essas informações serão necessárias à verificação de autenticidade, integridade e manutenção da acessibilidade dos documentos contidos no sistema suspenso ou extinto.

Está correto o que se afirma em:

  • A somente III;
  • B somente I e II;
  • C somente I e III;
  • D somente II e III;
  • E I, II e III.

Determinar o(s) fundo(s) documental(is) sempre foi uma tarefa difícil e controversa.


Para isso, um critério a ser considerado é o(a): 

  • A espécie dos documentos;
  • B data de produção dos documentos;
  • C fato de o produtor ser um órgão público;
  • D fato de o produtor ter existência jurídica própria;
  • E fato de o produtor ser a seção interna de um organismo.

Considerando os três diferentes níveis que identificam a cultura organizacional, proposto por Schein (1990), o projeto de um escritório aberto é um exemplo do nível

  • A segurança institucional.
  • B valores da organização.
  • C pressupostos subjacentes.
  • D artefatos observáveis.
  • E pressupostos adjacentes.