Questões de Motivação nas Equipes de Saúde (Gestão de Saúde e Administração Hospitalar)

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O Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta a importância dos recursos humanos nos sistemas de saúde. Está importância vem se difundindo a partir da percepção de gestores, trabalhadores e representantes do governo de que a formação, o desempenho e a gestão de recursos humanos afetam diretamente a qualidade dos serviços prestados e o grau de satisfação dos usuários. Logo, uma gestão estratégica de pessoas nas organizações de saúde é fundamental
Com base no texto, leia as afirmativas:
I. os processos de gestão de pessoas deixaram de ser executados por meio de ações isoladas e passaram a buscar atender as necessidades dos negócios, alinhadas com a missão, visão e valores organizacionais. II. os gestores de pessoas têm papel fundamental neste processo, pois são eles os responsáveis pela missão de disseminar a cultura e a prática estratégica da gestão de pessoas. III. a gestão de pessoas precisa ser estratégica, com ações organizadas para satisfazer as necessidades dos negócios e propiciar um ciclo contínuo de melhoria do desempenho individual e organizacional. IV. as organizações muitas vezes deixam a desejar em questões importantes para o fortalecimento dos resultados individuais das pessoas e consequentemente organizacionais. V. a inabilidade dos gestores e a falta de competências conceituais, técnicas e humanas, corroboram para este processo retardatário no qual a gestão de pessoas ainda se encontra.
Assinale a alternativa que representa a resposta correta.

  • A I, II, III, IV e V.
  • B II e V, apenas.
  • C I e IV, apenas.
  • D I, II e II, apenas
  • E III e IV, apenas.

A gestão do conhecimento no âmbito hospitalar contribui para compreender como os recursos intangíveis podem melhorar os processos produtivos. Sobre esse tema, cabe ao administrador hospitalar assegurar a

  • A transferência de conhecimentos através da rejeição de medidas que garantam a implementação de conteúdos específicos em gestão da clínica.
  • B situação de experimentação, alegando a responsabilidade sobre o controle dos experimentos e, simultaneamente, cerceando a criatividade com punições por eventuais fracassos.
  • C transferência de conhecimentos, para expandir o aprendizado de forma rápida e eficiente por toda a organização.
  • D análise dos sucessos e fracassos da organização, avaliando-os sistematicamente e restringindo os ensinamentos que não obtiveram êxito na experimentação.
  • E situação de experimentação com o objetivo de evitar a incorporação da inovação na gestão hospitalar.