Questões de Motor a diesel (Mecânica de Autos)

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Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir: 


A combustão em motores diesel e gasolina difere principalmente no processo de ignição e na composição do combustível. Nos motores a gasolina, a mistura de ar e combustível é comprimida e, em seguida, ignitada por uma faísca gerada por uma vela de ignição. Em contraste, os motores diesel utilizam compressão elevada para aquecer o ar, e o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão, onde se inflama devido à alta temperatura do ar comprimido. Essa diferença resulta em características de desempenho distintas, como eficiência térmica e emissões, sendo os motores diesel geralmente mais eficientes em termos de consumo de combustível.

  • Certo
  • Errado

Em um motor de ciclo diesel, a ignição da mistura ar-combustível dentro da câmara de combustão é dada por:

  • A autoignição da mistura.
  • B acionamento do bico injetor.
  • C aquecimento da pré-câmara.
  • D acionamento da vela de ignição.
  • E acionamento da vela de incandescência.

O funcionamento de um motor diesel 4 tempos ocorre em quatro etapas sequenciais. Assinale a alternativa que apresenta o nome e a sequência correta de operação para o correto funcionamento do motor.

  • A Aspiração – condensação – mistura – descarga.
  • B Compressão – explosão – respiro – alívio.
  • C Admissão – compressão – expansão – escape.
  • D Respiro – mistura – explosão – escape.
  • E Explosão – compressão – alívio – descarga.

Julgue o item subsequente.


No motor de ciclo Diesel, diferentemente do motor de ciclo Otto, a combustão é realizada sem centelha elétrica, apenas pela compressão do combustível. Esse tipo de motor, eficiente e durável, tem sua admissão feita apenas com ar puro, sem combustível, e a explosão é provocada pela compressão do diesel, sem necessidade de velas de ignição​. 

  • Certo
  • Errado

A finalidade principal do sistema de lubrificação do motor diesel é evitar o desgaste das peças. Logo, é necessário reduzir o atrito entre as peças, que trabalham com movimento relativo.
Dentre as funções secundárias desempenhadas pelo lubrificante do motor diesel, tem-se que:

  • A ocorre porque, enquanto lubrifica, o óleo repele parte do calor gerado pelo atrito entre as peças do motor e o transfere para o interior de um trocador de calor denominado resfriador de óleo lubrificante.
  • B ocorre a vedação, pois a película de óleo lubrificante entre os anéis de segmento e as paredes dos cilindros intensifica a vedação do ar e dos gases, principalmente, nas fases de compressão, combustão e expansão, nas quais a pressão no interior do cilindro é bastante elevada.
  • C o lubrificante circulando no sistema deve ser capaz de agregar e eliminar as impurezas que se formam no mesmo, principalmente, as oriundas dos elementos da combustão.
  • D o amortecimento do choque deve-se à película de óleo em determinados mancais, como, por exemplo, a conectora, que sofre cargas muito baixas, principalmente no instante do disparo da combustão.
  • E os ataques químicos devem-se ao fato de que a película de óleo lubrificante precisa ainda proteger contra os ataques químicos todas as superfícies com as quais não entra em contato.