Questões de Motores de Combustão Interna (Engenharia Mecânica)

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Uma maior eficiência dos motores do ciclo Otto a quatro tempos pode ser obtida aumentando-se a taxa de compressão, que, porém, é limitada à possibilidade de ocorrência da autoignição da mistura, a detonação.

  • Certo
  • Errado

O que caracteriza o princípio de funcionamento de um motor de combustão interna é a

  • A entrada do ar via turbo que aumenta taxa de compressão.
  • B combustão de gases no escapamento.
  • C conversão da energia química do combustível em energia mecânica.
  • D compressão da mistura ar-combustível após a ignição do combustível.
  • E transformação direta da energia química para energia elétrica.
Para o funcionamento de um motor de combustão interna deve-se manter uma relação entre a massa de combustível e a massa de ar, no interior do cilindro. Determine a relação entre a massa de ar e a massa de combustível em um motor, supondo-se que a composição da gasolina é C8H18 e a do ar é 12 (O2 + 4N2). Pesos atômicos dos elementos: C (carbono), peso atômico 12; H (hidrogênio), peso atômico 1; O (oxigênio), peso atômico 16 e N (nitrogênio), peso atômico 14.
  • A A relação entre a massa de ar e a massa de combustível é igual a 9
  • B A relação entre a massa de ar e a massa de combustível é igual a 10
  • C A relação entre a massa de ar e a massa de combustível é igual a 11
  • D A relação entre a massa de ar e a massa de combustível é igual a 12
  • E A relação entre a massa de ar e a massa de combustível é igual a 13

O sistema VIT (variable injection timing system), ou sistema de variação do ponto de injeção, foi criado com o propósito de controlar o funcionamento da bomba injetora, de maneira que a pressão máxima de combustão seja alcançada quando o motor atinge 85% da carga.
Quando o motor atinge 85% da carga, verifica-se

  • A aumento da eficiência térmica.
  • B aumento do consumo de combustível.
  • C aumento da eficiência térmica em função do aumento do consumo de combustível.
  • D diminuição da eficiência térmica em função do aumento do consumo de combustível.
  • E estabilidade total, não existindo mais nenhuma correlação com eficiência térmica.