Questões de Movimento de Reconceituação do Serviço Social (Serviço Social)

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O Serviço Social no Brasil passou por transformações significativas ao longo de sua trajetória. Nos anos 1930, surge com uma visão conservadora, alinhada ao pensamento da Igreja Católica. Contudo, nas décadas de 1960 e 1970, ocorre uma mudança importante com a incorporação de influências do materialismo histórico e dialético, levando a uma abordagem crítica da realidade social. Um dos principais marcos dessa renovação crítica no Serviço Social brasileiro foi:

  • A a criação do Código de Ética Profissional do Assistente Social.
  • B a implementação das políticas neoliberais na década de 1990.
  • C a fundação do Serviço Social nas escolas públicas.
  • D o Movimento de Reconceituação do Serviço Social.
  • E a consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ao longo da história constituiu-se um amplo acervo teórico e crítico à política social do governo de Fernando Henrique Cardoso. Estudos, como os de Behring, confirmam certa predominância e frequente apologia ao voluntariado, remetendo-a “ao mundo da solidariedade, da realização do ‘bem comum’ pelos indivíduos, por meu de um trabalho voluntário não remunerado e desconsiderando o aparato democrático-participativo das políticas sociais instituído por meio dos Conselhos e Conferências”. Já no serviço público predominavam as práticas pautadas na admissão do funcionalismo, não necessariamente por concurso público, e a demissão ficaria a critério dos dirigentes de plantão, o que deixava (e deixa) o funcionalismo atuante na ponta à mercê da ocasião, quebrando, nos médio e longo prazos, a continuidade e a memória administrativa nas instituições agora autônomas [...]” (BEHRING, 2021, p. 171). Pode-se afirmar, portanto, que, à luz dessa tendência teórica, que faz a crítica à política social hegemônica dos governos neoliberais, o voluntariado e as práticas de admissão do funcionalismo no Brasil são, respectivamente, ações de

  • A emancipação e adaptação.
  • B desprofissionalização e clientelismo.
  • C escravidão e empreendedorismo.
  • D benemerência e fascismo.

A reflexão acerca dos fundamentos do Serviço Social brasileiro exige o conhecimento do processo histórico de constituição das principais matrizes de conhecimento do social e do processo pelo qual o serviço social incorpora e elabora as análises sobre a realidade em que está inserido. Nesse contexto, pode-se afirmar que, no período do Movimento de Reconceituação, o(a)

  • A vertente marxista remeteu a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes, embora, inicialmente, sem recorrer ao pensamento de Marx.
  • B vertente inspirada na fenomenologia priorizou as concepções de pessoa, diálogo e questão social, resultando em uma reatualização do conservadorismo.
  • C vertente modernizadora caracterizou-se pela incorporação de abordagens funcionalistas e estruturalistas, voltadas para a melhoria do sistema, bem como para o entendimento de superação da questão social.
  • D apropriação da profissão com a vertente marxista ocorreu sem problemas, visto que ela possibilitou um posicionamento sociopolítico, um questionamento à prática profissional e aproximação com os movimentos sociais.
  • E conservadorismo foi a primeira teoria social utilizada pelo Serviço Social, caracterizando-se como uma vertente de pensamento e experiência prática resultante de um contramovimento aos avanços da modernidade, de modo que suas reações são restauradoras e preservadoras.
Como ficou conhecido o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão? 
  • A Seminário de Araxá.
  • B Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social.
  • C Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais.
  • D Movimento de Reconceituação. 
  • E Seminário de Teresópolis.