Questões de Movimento de Reconceituação do Serviço Social (Serviço Social)

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O Serviço Social no Brasil passou por transformações significativas ao longo de sua trajetória. Nos anos 1930, surge com uma visão conservadora, alinhada ao pensamento da Igreja Católica. Contudo, nas décadas de 1960 e 1970, ocorre uma mudança importante com a incorporação de influências do materialismo histórico e dialético, levando a uma abordagem crítica da realidade social. Um dos principais marcos dessa renovação crítica no Serviço Social brasileiro foi:

  • A a criação do Código de Ética Profissional do Assistente Social.
  • B a implementação das políticas neoliberais na década de 1990.
  • C a fundação do Serviço Social nas escolas públicas.
  • D o Movimento de Reconceituação do Serviço Social.
  • E a consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Criados a partir da década de 1990, significam o desenho de uma nova institucionalidade nas ações públicas, que envolvem distintos sujeitos nos âmbitos estatal e societal, com competência de apreciar, controlar, fiscalizar e deliberar políticas públicas setoriais ou de defesa de direitos de segmentos específicos. São canais importantes de participação coletiva e de criação de novas relações políticas entre governos e cidadãos, que pretendem modificar tanto o Estado quanto a sociedade em direção à construção de esferas públicas:

  • A Conselhos de políticas e de direitos.
  • B Fóruns setoriais de políticas e de direitos.
  • C Comitês de políticas sociais.
  • D Comissões de políticas e de direitos.
  • E Nenhuma alternativa acima está correta.

O movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina é demarcado pela literatura no período de 1965-1975 (NETTO, 1981, 2005; IAMAMOTO, 1998 ALAYÓN, 1976, 2005.). Portanto, a compreensão do seu processo na particularidade brasileira exige que o mesmo seja historicizado face ao significado econômico-social da Ditadura Civil Militar (1964-1985), em sua constituição, crise e desdobramentos na “transição democrática”, bem como as implicações da natureza do Estado autocrático, do novo padrão de acumulação e de dominação sobre as classes trabalhadoras.
(BASTITONI, 2017, p. 137.)

A reatualização do conservadorismo foi uma das três vertentes do Movimento de Reconceituação do Serviço Social. Nessa vertente, o Serviço Social:

  • A Propõe o rompimento com o pensamento conservador tradicional e busca subsídios no pensamento marxista
  • B Alinha a intervenção aos interesses desenvolvimentistas capitalistas a partir dos fundamentos teórico-neopositivistas e estrutural-funcional.
  • C Utilizou ideias do passado – de caráter moralizante e de ajustamento do sujeito –, mas as reatualiza em uma nova base teórica pautada na matriz teórico-construtivista.
  • D Utilizou ideias do passado – de caráter moralizante e de ajustamento do sujeito –, mas as reatualiza em uma nova base teórica pautada na matriz teórico-fenomenológica.

O planejamento, tal como vem sendo operacionalizado, inscreve-se no contexto de correlação de forças próprio da sociabilidade capitalista, assumindo diferentes configurações.
Assinale a alternativa que indica corretamente as modalidades de planejamento abordadas no contexto do Serviço Social e suas ligações com o projeto ético- -político da profissão.

  • A O planejamento participativo, que se concentra exclusivamente na gestão institucional, e o planejamento estratégico situacional, que não possui conexão com as práticas de gestão social.
  • B O planejamento estratégico situacional, utilizado unicamente em empresas privadas, e o planejamento participativo, restrito à atuação de assistentes sociais nas políticas públicas.
  • C O planejamento participativo, que rejeita a participação dos profissionais de Serviço Social, e o planejamento estratégico situacional, aplicado apenas a situações emergenciais.
  • D O planejamento participativo, que está diretamente ligado ao projeto ético-político do Serviço Social desde o movimento de reconceituação, e o planejamento estratégico situacional, que é amplamente utilizado em práticas de gestão envolvendo assistentes sociais.
  • E O planejamento estratégico situacional, que exclui a participação popular, e o planejamento participativo, utilizado exclusivamente por governos em programas de grande escala.

As formulações da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais ganharam ampla visibilidade nas universidades latino-americanas, afirmando-se como uma de suas referências exemplares, dada a sintonia com a feição crítica da reconceituação e os vínculos com as forças contestadoras da profissão na América Latina.

(BATISTONI, 2019, p. 540.)

O método BH, como ficou conhecido, é um marco importantíssimo para o Serviço Social na sua terceira vertente. Ele tinha como objetivo buscar uma teoria que pudesse nascer da raiz da sua própria prática social. A respeito desse método, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O método apresenta características da dialética marxista na medida em que propõe a elaboração de um conhecimento teórico a partir da prática.
( ) O método reconhece o homem estático, imutável a sua própria realidade.
( ) Há indicativo da construção de uma prática teórica a partir do conhecimento da realidade social.
( ) Não possibilita definir novos elementos de atuação e intervenção nessa realidade.

A sequência está correta em

  • A V, F, V, F.
  • B F, F, V, V.
  • C V, V, F, F.
  • D F, V, F, V.