Questões de Multiculturalismo (Pedagogia)

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Para Candau (2012), a educação intercultural é vista como fundamental para a promoção da inclusão numa lógica emancipadora, buscando a vinculação de políticas de igualdade com políticas de reconhecimento.

Sobre o tema da inclusão social e da educação intercultural, assinale a alternativa que não apresenta uma das reflexões da autora nesse contexto.

  • A O binômio exclusão–inclusão está relacionado com os problemas decorrentes da característica estrutural das sociedades capitalistas: a desigualdade social.
  • B Embora haja categorias da população que são sujeitas a um status especial que lhes permita coexistir na comunidade, tendo a privação de certos direitos e da participação em certas atividades, observa-se nesse contexto o incluir, mas gerando exclusão, subalternizando, inferiorizando.
  • C A educação intercultural influencia tanto as diferentes dimensões do currículo como também as relações entre os diversos agentes do processo educativo.
  • D Entre as três concepções de educação intercultural, encontra-se a educação intercultural funcional que enfatiza o questionamento das diferenças e desigualdades construídas ao longo da história.

O potencial de mudança da escola em um tipo de educação que favoreça a inter-relação dos diferentes grupos sociais e culturais, na perspectiva da construção da igualdade, pode ser promovido através de:

  • A práticas pedagógico-democráticas.
  • B experiências artístico-culturais.
  • C visita ao Movimento dos Sem Terra.
  • D profissionais constantemente atualizados.
  • E encontros, seminários e grupos de discussão.

A questão da pluralidade cultural é abordada no PCN no sentido de reforçar uma posição:

  • A acrítica e excludente, pois entende que o homem branco, católico, morador do “sul-maravilha”, classe média, etc. não deve nunca ser contemplado em exemplos, permanecendo à margem da sociedade como é típico no Brasil
  • B acrítica, mas antirracista, pois entende os estereótipos como fiéis à realidade e, portanto, não vê motivo para preocupação ou necessidade de qualquer atitude perante representações racistas no discurso pedagógico ou no material didático, por exemplo.
  • C acrítica e racista, pois entende que a representação típica do discurso pedagógico e do material didático deve ser focada somente em um tipo de ser humano, de preferência europeu, branco e falante de uma variedade hegemônica, por exemplo.
  • D crítica e antirracista, pois promove uma visão inclusiva ao entender como pernicioso o trabalho em sala de aula que exclui parte da população brasileira das representações étnicas e raciais no discurso pedagógico e no material didático.
  • E crítica e inclusiva, pois entende que vivemos em uma democracia racial e, portanto, todos são sempre bem-vindos no convívio da sala de aula, não havendo observância de questões de racismo, por exemplo, nem no discurso pedagógico, nem no material didático.

Em relação à organização curricular, o fato de não se valorizar como prioridades, a pluralidade cultural encontrada em sala de aula

  • A propicia a escolha de conteúdos baseados nas experiências de vida dos alunos.
  • B incentiva uma prática educativa democrática em que todos os alunos tenham acesso e aprendam igualmente.
  • C possibilita a escolha de conhecimentos adequados à realidade da comunidade escolar.
  • D dificulta o ensino dos conteúdos indicados pelos professores.
  • E pode impedir que professores reconheçam distintas manifestações culturais presentes no cotidiano escolar.

A Meta 1, do Plano Nacional de Educação (PNE) trata da universalização, até 2016, da educação infantil na pré-escola e a ampliação do atendimento em creches para 50% das crianças de até três anos até o final da vigência do PNE, em 2014. Para dar atendimento a populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas na educação infantil, a estratégia 1.10 propõe, dentre outras coisas:


I. Atendimento nas respectivas comunidades.

II. Adensamento e redução da distribuição do atendimento.

III. Limitação do deslocamento de crianças.

IV. Participação das comunidades para atendimento às especificidades.

V. Instalação da educação infantil nas escolas de ensino fundamental.


Está correto o que se afirma APENAS em

  • A I, III e IV.
  • B I, II e III.
  • C III, IV e V.
  • D II, III e IV.
  • E I, II e V.