Questões de Multiculturalismo e Educação (Pedagogia)

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Leia o texto a seguir.

A problemática da educação escolar está na ordem do dia e abarca diferentes dimensões: universalização da escolarização, qualidade da educação, projetos políticopedagógicos, dinâmica interna das escolas, concepções curriculares, relações com a comunidade, função social da escola, indisciplina e violência escolares, processo de avaliação no plano institucional e nacional, formação de professores/as, entre outras.

CANDAU, V. M.; MOREIRA, A. F. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Ed. Vozes. Petrópolis – RJ. 2008, p. 7.

Tendo em vista as diferentes dimensões da problemática escolar, pode-se afirmar que a perspectiva intercultural

  • A pretende promover uma educação para o reconhecimento do outro.
  • B analisa elementos de uma única cultura.
  • C apresenta concordância pela assimetria de poder entre os diferentes grupos sociais de uma determinada sociedade.
  • D estuda os elementos que promovem nossa unicidade cultural.
  • E reafirma um pensamento crítico do ser humano.

Na sociedade brasileira, o multiculturalismo faz referência às intensas mudanças demográficas e culturais, marcadas pela diversidade em termos de raça, etnia, gênero, sexualidade cultura, religião classe social, idade, necessidades especiais ou a outras dinâmicas sociais.
Em educação, ele diz respeito aos arranjos teóricos, às práticas e às políticas educacionais, marcando ainda a luta contra a opressão e discriminação dos grupos em minoria.
Sobre a organização do trabalho pedagógico pautado na perspectiva multicultural, assinale a afirmativa correta.

  • A É possível, para o professor, conceber uma experiência pedagógica neutra, para que o educando possa alcançar o conhecimento poderoso e intervir na realidade.
  • B A inadequação de métodos e técnicas para lidar com as diferenças faz com que a escola tenha que priorizar um currículo homogeneizado, igual para todos.
  • C Entendendo o multiculturalismo como uma maneira de atuar, de intervir, de transformar a dinâmica social, faz-se necessário acreditar num projeto político-cultural que construa estratégias pedagógicas cujas propostas pedagógicas ofereçam espaços e tempos de aprendizagem significativos para os educandos.
  • D Os espaços coletivos de participação para a identificação destes grupos não se configuram como estratégias positivas à medida em que configuram processo de exclusão destes na escola.
  • E A política de universalização da escola pretende com que todos tenham acesso ao conhecimento socialmente distribuídos. Portanto, a perspectiva multicultural atende a uma estratégia de caráter compensatório que não favorecerá ao indivíduo na sociedade contemporânea.

Das várias maneiras de responder à diversidade étnica, de classe social, gênero, linguística, cultural, geracional, sexual, religiosa, de deficiências etc., McLaren (1997) identifica as seguintes: multiculturalismo conservador ou monoculturalismo, multiculturalismo liberal, multiculturalismo pluralista, multiculturalismo essencialista de esquerda e multiculturalismo crítico.

Com base no debate educacional acerca do multiculturalismo, avalie as afirmativas a seguir.

I. O multiculturalismo liberal advoga que todas as pessoas compartilham uma igualdade natural e uma condição humana comum que permite a qualquer pessoa, independentemente do seu pertencimento cultural, competir no meio social em condições equivalentes às demais.
II. O multiculturalismo essencialista está mais envolvido com sua autoafirmação do que com a formação de alianças democráticas estratégicas em favor da justiça social.
III. O multiculturalismo crítico entende que os indivíduos produzem, renovam e reproduzem os significados em um contexto constantemente configurado e reconfigurado pelo poder.

Está correto o que se afirma em

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C I, II e III.
  • D II e III, apenas.
  • E II, apenas.

Leia o texto a seguir.


A educação é, como outras, uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam, entre tantas outras invenções de sua cultura, em sua sociedade. Formas de educação que produzem e praticam, para que elas reproduzam, entre todos os que ensinam-e-aprendem, o saber que atravessa as palavras da tribo, os códigos sociais de conduta, as regras do trabalho, os segredos da arte ou da religião, do artesanato ou da tecnologia que qualquer povo precisa para reinventar, todos os dias, a vida do grupo e a de cada um de seus sujeitos, através de trocas sem fim com a natureza e entre os homens, trocas que existem dentro do mundo social onde a própria educação habita, e desde onde ajuda a explicar — às vezes a ocultar, às vezes a inculcar — de geração em geração, a necessidade da existência de sua ordem.

BRANDÃO, C. Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2001.


De acordo com o texto, a educação é conceituada como sendo

  • A a escolarização na idade certa.
  • B a cultura e os modos de vida.
  • C as séries iniciais e finais da educação básica.
  • D o ensino médio e os itinerários formativos.
Avalie as afirmativas a seguir, considerando o processo de interdisciplinaridade e transversalidade da aprendizagem, marque V para as verdadeiras e F para as falsas:


( ) O multiculturalismo por ser compreendido como a existência de diversas culturais em uma mesma sociedade, sem o pressuposto a tolerância e o respeito às diferenças.

( ) Os temas transversais são aqueles que podem estar em todas as disciplinas, já que eles possuem abrangência geral.

( ) Os conhecimentos estão interligados nas diversas áreas do conhecimento, de modo que um contribui para a construção do outro. Eles se constroem mutualmente.

( ) A interdisciplinaridade, embora não vá de encontro com a visão compartimentada do saber, prima por uma visão menos completa e aperfeiçoada do conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência do correto julgamento, considerando as afirmativas de cima para baixo: 
  • A V, F, V, F.
  • B V, V, F, F.
  • C F, F, V, V.
  • D F, V, V, F.
  • E V, V, F, V.