Questões de Multimídias e Tecnologias (Artes Plásticas)

Limpar Busca

Com relação ao surgimento do movimento MPB (Música Popular Brasileira), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Surgiu no período da ditadura militar, antecedendo, portanto, à Bossa Nova.

II – Entre os anos de 1965 e 1969 não houve nenhum festival de MPB.

III – A MPB recebeu apoio de intelectuais e estudantes.  

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro. .
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E Todos os itens são verdadeiros

São considerados ritmos audiovisuais:
I imagens dinâmicas.
II personagens em movimento.
III câmera fixa.
IV imagens criadas no computador.
V imagens ao vivo.
Assinale a opção correta.

  • A Apenas os itens I, II e III estão certos.
  • B Apenas os itens I, II, IV e V estão certos.
  • C Apenas os itens II, III e IV estão certos.
  • D Apenas os itens IV e V estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

Nos estudos culturais encontram-se categorias e significados referentes à multiplicidade de práticas e demandas desta área.

Nesse contexto, a categoria que designa o cenário cultural contemporâneo caracterizado não mais por níveis ou compartimentos estanques e que se refere à maneira pela qual modos culturais ou partes desses modos se separam de seus contextos de origem e se recombinam com outros modos ou partes de modos de outra origem, configurando novas práticas no processo, é considerada:

  • A Cultura Híbrida.
  • B Cultura Oficial.
  • C Cultura da Privação.
  • D Cultura Étnica.
  • E Cultura Urbana.

Além de saber produzir e apreciar trabalhos de linguagens artísticas, outra expectativa e que os alunos aprendam a valorizar a produção artística dos múltiplos grupos sociais, em tempo e espaço diferenciados, com respeito e atenção referentes às suas qualidades específicas enquanto manifestação, gerando tanto a fruição/apreciação quanto o cuidado com a preservação destas manifestações artísticas e estéticas. (PCNEM. Competências e habilidades a serem desenvolvidas em Arte, p, 54. Disponível em: https://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/ linguagem-codigos-e-suas-tecnologias.pdf. Acesso em: 25/01/2020.) Em relação às linguagens artísticas, relacione adequadamente as suas respectivas competências. 1. Artes visuais. 2. Dança. 3. Música. 4. Teatro.
( ) Conhecer, identificar e estabelecer relações entre as funções dos criadores musicais, intérpretes, arranjadores, regentes, técnicos diferenciados e outros profissionais envolvidos na produção musical. ( ) Perceber homens e mulheres enquanto seres simbólicos e sociais que pensam e se expressam através de signos também visuais, audiovisuais. ( ) Refletir sobre os principais aspectos de escolha de movimento, fontes coreográficas, gênero e estilo dos coreógrafos estudados. ( ) Lidar criticamente com o repertório musical do século XX em suas várias vertentes, contextualizando-as e focando-as enquanto objeto de diálogo. ( ) Aperfeiçoar conhecimento sobre dançarinos/coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuam para história da dança nacional, reconhecendo e contextualizado épocas, regiões e países. ( ) Aprofundar saberes sobre aspectos da história e estética do teatro que ampliem o conhecimento da linguagem e dos códigos teatrais e cênicos. ( ) Desenvolver contato sensível consciente com signos de sua própria produção, da produção de seus colegas, de sua cultura e do confronto com as demais culturas. A sequência está correta em

  • A 4, 3, 2, 4, 3, 2, 1.
  • B 1, 2, 4, 3, 3, 4, 2.
  • C 2, 1, 2, 3, 2, 4, 1.
  • D 3, 1, 2, 3, 2, 4, 1.

Para Walter Zanini, a tecnologia eletrônica na arte pertencente à corrente artística voltada para a arte e a tecnologia inaugurou-se no Brasil por iniciativa de

  • A Waldemar Cordeiro.
  • B Abraham Palatnik.
  • C Ligya Clark.
  • D Hélio Oiticica.
  • E Diana Domingues.