Questões de Multiplicidade de Conceitos (Jornalismo)

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O jornalismo institucional desenvolveu‐se no Brasil com características próprias. Com relação a essa área de atuação, julgue o item.


No Setor Público, em sociedades democráticas, a notícia institucional incorpora o conceito de accountability na relação entre governo e cidadãos, valorizando o compromisso com a transparência e o sentido de prestação de contas.

  • Certo
  • Errado

Leia as seguintes afirmativas:
I. Emissoras públicas e estatais (rádio e TV) e serviços de prestação de informação de órgãos estatais devem atuar primordialmente na perspectiva da comunicação pública. II. ONGs, rádios comunitárias, partidos políticos e movimentos sociais não fazem comunicação pública. III. Organizações comerciais voltadas à informação, serviços relacionados à Parceria Público-Privada (PPP) e empresas de economia mista devem fazer comunicação pública. IV. Organizações comerciais voltadas à informação não deverão realizar comunicação pública.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS:

  • A I, II e III.
  • B I, II e IV.
  • C II e IV.
  • D I e III.

Com relação ao conceito de público e múltiplas abordagens de comunicação pública, considere as seguintes afirmativas:


I. Um ponto nevrálgico da definição de comunicação pública no Brasil hoje é a distinção entre o “público” e o “estatal”, pois o público não se resume ao estatal. Entretanto, o estatal é público, independentemente de estar ou não presente na esfera pública.

II. Comunicação pública é ”uma estratégia ou ação que acontece quando o olhar é direcionado ao interesse público, a partir da responsabilidade que o agente tem (ou assume) de reconhecer e atender o direito dos cidadãos à informação e participação em assuntos relevantes à condição humana ou vida em sociedade”.

III. Trata-se de uma comunicação eminentemente democrática, participativa e que possui como pilares a causa pública, os princípios democráticos e o interesse público.

IV. A Constituição Federal classifica os sistemas da radiodifusão brasileira em privado, público e estatal, mas há questionamentos à Carta Magna por criar um limbo, ao não apresentar uma distinção clara entre o que se considera radiodifusão pública e radiodifusão estatal no Brasil.


Em relação a essas afirmativas, a sequência CORRETA é

  • A (F) (V) (V) (F).
  • B (V) (V) (V) (V).
  • C (F) (V) (F) (V).
  • D (V) (V) (F) (V).

Pierre Zémor afirmou, em 2009 (Brasilia), que, para haver uma comunicação pública eficiente, “é preciso averiguar quais as preocupações dos cidadãos e saber quais respostas estão adequadas”. Considerando esse contexto, o pesquisador defendeu que, dentre outras funções da comunicação pública, é preciso reconhecer que

  • A o noticiário levado ao conhecimento da população deve valorizar a cultura das fontes e contextualizar politicamente o fato veiculado.
  • B ela deve assegurar a participação política dos receptores, para que defendam as intenções do poder instituído.
  • C a cultura dos receptores deve ser avaliada para adequar a linguagem dos comunicados oficiais ao repertório social.
  • D seu dever é defender as instituições públicas junto à sociedade.
  • E é de sua responsabilidade alimentar o conhecimento cívico.

O conhecimento científico é elemento relevante para o desenvolvimento social, cultural e econômico de uma sociedade. E para que de fato alcance todo o seu potencial de benefícios à população, é imprescindível o incentivo à pesquisa e ao ensino em ciências, bem como à divulgação de conteúdos científicos, visando à popularização dos avanços e descobertas nesse campo de saber. Nesse sentido, é verdadeiro afirmar que

  • A o Imperial Instituto Bahiano de Agricultura (IIBA), criado por Dom Pedro I, em 1859, no Município de São Francisco do Conde, implantado em sede definitiva na localidade de São Bento das Lages, em 1874, foi uma iniciativa infrutífera, restrita ao Período Imperial, que não deixou legado nem contribuição para a prática e a difusão da atividade científica.
  • B a obra de Monteiro Lobato deve ser considerada um instrumento de popularização da ciência no Brasil, tendo em vista que, nos textos do autor, a ciência quase sempre tem presença marcante, como acontece na antológica coleção literária infantil “Sítio do Pica-pau Amarelo”.
  • C embora constituam momento privilegiado para a divulgação científica e para a descoberta de novos talentos, não há registro no Brasil da realização de olimpíadas envolvendo o conhecimento científico.
  • D Roquette-Pinto, um dos defensores da radiodifusão educativa no Brasil, não pode ser considerado um popularizador das ciências no Brasil, uma vez que acreditava ser um tipo de conhecimento a ser desenvolvido pela elite nacional.
  • E A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre na Bahia desde 2004 por iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo coordenada pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, tem como principal finalidade concentrar os debates sobre ciência e tecnologia dentro da academia em detrimento de envolver a sociedade extramuros nas discussões sobre esses assuntos.