Questões de Museografia (Museologia)

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Sobre o processo de fossilização e os fatores que influenciam a preservação dos fósseis, assinale a alternativa correta.

  • A O estado de preservação dos fósseis invertebrados é uniforme, mas depende das condições ambientais e do tipo de sedimento.
  • B A fossilização depende da composição dos organismos, com pouca influência significativa das condições químicas ou do sedimento que os envolve.
  • C Fatores como a composição dos elementos rígidos dos organismos, o tamanho do grão do sedimento e as condições químicas são determinantes para a preservação dos fósseis.
  • D Os fósseis são reproduzíveis, já que as condições de fossilização podem ser replicadas em laboratório, o que torna sua preservação menos relevante para o estudo da história da vida invertebrada e, consequentemente, para a compreensão da evolução dos invertebrados ao longo do tempo geológico.

A segurança em museus, para além de proteger o patrimônio, visa garantir a integridade de pessoas e a experiência do público. Nesse contexto, o museólogo deve:

  • A Priorizar sistemas de segurança eletrônicos e monitoramento remoto, minimizando a presença de pessoal e restringindo o acesso a áreas expositivas.
  • B Desenvolver planos de emergência abrangentes, considerando riscos específicos do museu e seu entorno, e treinando a equipe para agir em situações de crise.
  • C Implementar medidas de segurança padronizadas, como detectores de metais e raio-x, independentemente do perfil do público e do tipo de evento realizado.
  • D Restringir o acesso a objetos e obras de arte, utilizando vitrines e barreiras físicas, mesmo que isso comprometa a experiência e a interação do público.

A aplicação de princípios de conservação preventiva em museus, considerando especificidades de acervos e fatores ambientais, exige do museólogo:

  • A A expertise em técnicas de restauração e intervenção direta em objetos, visando sua estabilidade material e estética a longo prazo.
  • B A elaboração de planos de acondicionamento padronizados, independentemente da tipologia do acervo, priorizando materiais neutros e embalagens herméticas.
  • C A compreensão da interação entre fatores como temperatura, umidade relativa, poluentes e iluminação, e sua influência na deterioração de diferentes materiais.
  • D O monitoramento constante das condições ambientais, com foco exclusivo em valores numéricos ideais, desconsiderando flutuações sazonais e microclimas.

A curadoria de exposições de arte contemporânea, em museus, exige do profissional a capacidade de:

  • A Selecionar obras de arte com base em critérios estéticos e históricos, privilegiando a qualidade técnica e a relevância cultural das peças, a fim de garantir a coerência e a representatividade da exposição.
  • B Construir narrativas e discursos que dialoguem com as obras expostas, problematizando questões sociais, políticas e culturais relevantes para o contexto contemporâneo, a fim de estimular a reflexão crítica e a participação do público.
  • C Organizar o espaço expositivo de forma eficiente e funcional, considerando a iluminação, a disposição das obras e a circulação do público, a fim de garantir a visibilidade e a acessibilidade das peças expostas.
  • D Promover a interação do público com as obras de arte, por meio de recursos tecnológicos, atividades educativas e programas de mediação cultural, a fim de ampliar o acesso e a compreensão das artes visuais.

A organização de reservas técnicas em museus, visando a otimização do espaço e a garantia da segurança e acessibilidade do acervo, requer um planejamento minucioso que leve em consideração as características do acervo, o tipo de mobiliário e os sistemas de armazenamento. A escolha de soluções inadequadas pode comprometer a conservação dos objetos, dificultar o acesso dos pesquisadores e aumentar o risco de danos. Nesse sentido, a elaboração de um projeto de organização de reservas técnicas deve:

  • A Priorizar a utilização de mobiliário modular e flexível, que permita a adaptação às diferentes dimensões e formatos dos objetos, otimizando o espaço e facilitando o acesso.
  • B Utilizar materiais de alta qualidade e durabilidade, que ofereçam proteção contra agentes externos, como poeira, umidade e luz, e resistam ao uso frequente.
  • C Implementar sistemas de identificação e localização dos objetos, como etiquetas, códigos de barras e softwares de gerenciamento de acervo, que facilitem o controle e o acesso às informações.
  • D Estabelecer um plano de manutenção e limpeza do mobiliário e dos sistemas de armazenamento, a fim de garantir a conservação do acervo e prolongar a vida útil dos equipamentos.