Questões de NBR 14.280 - Cadastro de Acidente de Trabalho (Segurança e Saúde no Trabalho)

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A NBR 14280:2001 fixa critérios para o registro, comunicação, estatística, investigação e análise de acidentes de trabalho, suas causas e consequências, aplicando-se a quaisquer atividades laborativas.
Sobre os dias a debitar por morte ou incapacidade permanente, total ou parcial, é CORRETO afirmar que

  • A a hérnia inguinal, enquanto não reparada, deve ser considerada como causadora de incapacidade permanente parcial, debitando-se, em princípio, 50 dias.
  • B desfiguramento é uma lesão considerada como causadora de incapacidade permanente parcial.
  • C perda de dente é uma lesão considerada como causadora de incapacidade permanente parcial.
  • D em caso de morte, devem ser debitados 10 000 dias.
  • E a incapacidade permanente parcial não é incluída nas estatísticas de acidentados com “lesão com afastamento”.

De acordo com a situação abaixo, calcule a Taxa de Frequência (TF) para acidentes com afastamento e, a seguir, marque a alternativa que apresenta o resultado CORRETO.

• Total de Horas-homem trabalhadas (HHT): 950.861
• Total de acidentes: 11
• CATs sem afastamento: 07

  • A 3,80.
  • B 4,21.
  • C 7,36.
  • D 10,56.
  • E 11,57.

Segundo a ABNT NBR 14280:2001, o acidente cuja caracterização independe de existir acidentado, não podendo ser considerado como causador direto da lesão pessoal, é denominado acidente

  • A casual.
  • B rotineiro.
  • C estrutural.
  • D impessoal.
  • E involuntário.

Em relação à NBR 14280, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A doença do trabalho é aquela causada pelo exercício de atividade específica, constante de relação oficial.

( ) O registro de acidente é a Informação que se dá aos órgãos interessados, em formulário próprio, quando da ocorrência de acidente.

( ) A taxa de gravidade é o tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.


As afirmativas são, respetivamente,

  • A F – F – V.
  • B F – V – F.
  • C V – F – F.
  • D V – F – V.
  • E V – V – F.

Assinale a alternativa com a denominação correta dada ao documento que possui como finalidade registrar formalmente, para empresa e empregado, e comunicar com detalhes à Previdência Social o acontecimento de um acidente no trabalho ou o surgimento de doença ocupacional.

  • A Registro de Ocorrência de Acidente de Trabalho
  • B Comunicação de Ocorrência de Acidente
  • C Comunicação de Acidente de Trabalho
  • D Relatório Geral de Acidente de Trabalho
  • E Boletim de Ocorrência de Acidente