Uma empresa busca implementar um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) baseando-se na OHSAS 18001:200, que destaca a importância de seus papéis, responsabilidades e autoridades no sistema.
Nesse contexto a ação mais apropriada para garantir que os papéis e responsabilidades sejam claramente compreendidos e efetivamente aplicados ao longo da organização é
- A publicar um documento único de responsabilidade de SST e enviá-lo por e-mail a todos os funcionários.
- B definir claramente os papéis de SST apenas para a alta direção e equipe de gestão, já que eles supervisionam as atividades críticas.
- C realizar treinamentos regulares para todos os níveis hierárquicos, assegurando que cada trabalhador compreenda suas responsabilidades individuais em SST e como reportar problemas de segurança.
- D centralizar todas as decisões relacionadas a SST em um único comitê de segurança, que será responsável por toda comunicação e ação corretiva na empresa.
- E nomear um responsável pela SST que esteja diretamente subordinado à alta direção e exigir que ele tome todas as decisões de segurança, sem consulta aos demais colaboradores.