Questões de NBR ISO 14004 - Sistemas de Gestão Ambiental - Diretrizes Gerais para a Implementação (Segurança e Saúde no Trabalho)

Limpar Busca

A base para sustentação de um sistema de gestão ambiental em uma organização fundamenta-se no conceito Plan-Do-Check-Act (PDCA).

Dentro da etapa de planejamento, é uma atividade obrigatória da organização para

  • A determinar aqueles aspectos que têm ou podem ter impacto ambiental significativo por meio do uso de critérios estabelecidos.
  • B determinar e prover os recursos necessários para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua do sistema de gestão ambiental.
  • C estabelecer, controlar, implementar e manter os processos necessários para atender aos requisitos ambientais.
  • D determinar as necessidades de treinamento associadas aos seus aspectos ambientais e ao seu sistema de gestão ambiental.
  • E controlar mudanças planejadas e analisar criticamente as consequências de mudanças não intencionais, tomando ações para mitigar quaisquer efeitos adversos, como necessário.
A Norma ABNT NBR ISO 14001:2015 especifica os requisitos que permitem a uma organização atingir os resultados pretendidos e definidos para seu Sistema de Gestão Ambiental – SGA. A base para a abordagem que sustenta um SGA é fundamentada no conceito PDCA, que fornece um processo interativo empregado pelas organizações para alcançar a melhoria contínua. Estão entre os componentes do ciclo PDCA, EXCETO: 
  • A Act (agir): tomar ações para melhoria contínua.
  • B Do (fazer): implementar os processos conforme planejado.
  • C Cluster (conglomerado): interconectar os procedimentos corporativos em busca de formatar estatísticas ambientais.
  • D Plan (planejar): estabelecer os objetivos ambientais e os processos necessários para entregar resultados de acordo com a política ambiental da organização.

O estabelecimento, a implementação e a manutenção bem-sucedidos de um sistema de gestão ambiental e a melhoria do desempenho ambiental dependem de como a Alta Direção define e delega responsabilidades e autoridades dentro da organização. A NBR ISO 14004 identifica como responsabilidade de todos os gestores da organização: 

  • A Identificar as expectativas dos clientes. 
  • B Desenvolver a política ambiental. 
  • C Desenvolver objetivos e processos ambientais. 
  • D Monitorar o desempenho geral do sistema de gestão ambiental. 
  • E Assegurar o atendimento dos requisitos legais e outros requisitos.

Sobre Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), analise as perguntas abaixo:
 Qual o órgão que elaborou as diretrizes sobre sistemas de gestão da SST?  De quem é a responsabilidade e o dever pela segurança e saúde no trabalho, que inclui o cumprimento das exigências contidas na legislação nacional de SST?  Os resultados das investigações de lesões, degradações da saúde, doenças e incidentes relacionados ao trabalho e seus impactos no desempenho da segurança e saúde devem ser comunicados a quem?  A consulta referente à seleção do auditor e a todas as fases da auditoria no local de trabalho, incluindo a análise dos seus resultados, está condicionada à participação de quem?

Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima.

  • A OIT – do empregador – ao comitê de segurança e saúde, onde existir, e às pessoas competentes para que tomem providências corretivas – dos trabalhadores, conforme o caso.
  • B Ministério do Trabalho e Emprego – do empregador e do empregado – à CIPA e às pessoas competentes para que tomem providências corretivas – do Ministério Público.
  • C Ministério da Economia – dos sindicatos e do empregador – ao INSS – do Ministério Público.
  • D OIT – do empregador e do empregado – ao comitê de segurança e saúde, onde existir, e às pessoas competentes para que tomem providências corretivas – do Ministério Público.
  • E Ministério do Trabalho e Emprego – do empregador – ao INSS – dos trabalhadores, conforme o caso.

Um(a) médico(a) do trabalho frequentemente busca respostas para questões clínicas relacionadas à saúde da população trabalhadora sob sua responsabilidade. Os artigos de pesquisa publicados podem conter informações muito úteis para a sua prática profissional e gestão do conhecimento. Grupos de trabalho definiram as informações e diretrizes que deveriam fazer parte de um artigo de pesquisa completo, segundo o tipo de estudo. Para estudos de revisão sistemática e metanálises, a sigla preferencial da declaração de diretrizes é:

  • A CONSORT.
  • B GRIPS.
  • C PRISMA.
  • D STARD.
  • E STROBE.