Questões de NBR ISO 9001 - Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos (Segurança e Saúde no Trabalho)

Limpar Busca

Com base na ABNT NBR ISO 9001 os princípios de gestão de qualidade são:

I. Foco no cliente, liderança e engajamento das pessoas.
II. Abordagem de processo e melhoria.
III. Tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento.

É correto o que se apresenta em:

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

A Política de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde – QSMS – da Transpetro, está estruturada contemplando 15 Diretrizes Corporativas de SMS da Petrobras.

Dentre elas, está a diretriz “Contingência”, que está relacionada a

  • A prever e a enfrentar com rapidez e eficácia as situações de emergência visando à máxima redução de seus efeitos.
  • B manter ao longo do ciclo de vida das atividades da companhia a sua conformidade com a legislação vigente em segurança, meio ambiente e saúde.
  • C executar as operações da companhia de acordo com procedimentos estabelecidos, utilizando instalações e equipamentos em condições de assegurar o atendimento às exigências de segurança, meio ambiente e saúde.
  • D implementar e manter mecanismos de medição, avaliação e aperfeiçoamento do desempenho em segurança, meio ambiente e saúde em toda a companhia, de modo a assegurar a sua melhoria contínua.
  • E garantir que as informações relacionadas à segurança, meio ambiente e saúde sejam íntegras e disponíveis, que permitam agilizar a tomada de decisão a partir de dados analíticos confiáveis e gerem conhecimento e valor para a companhia.

A busca da eficiência e da eficácia de uma organização implica preocupação contínua com a melhoria das condições de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas que a compõem. Assim, essa preocupação deve ser inserida na estratégia empresarial não apenas para o atendimento à legislação, mas também para ser parte da sua cultura. Para tanto, a liderança tem papel fundamental de gerar recursos, disseminar informações, desenvolver a política de SSO e monitorar sua efetividade.
Considerando as especificidades do tema tratado no texto e os requisitos da norma ISO/DIS 45001:2016, avalie as afirmações a seguir.
I. A Política da Qualidade de SSO prescreve que a SSO seja disponibilizada exclusivamente aos funcionários, única parte da organização interessada nessa política e que é também responsável pela elaboração e aprovação de normas internas.
II. A alta direção de uma organização deve ser capaz de demonstrar não só que assumiu a responsabilidade pelos requisitos da SSO, mas também que reconhece a importância da necessária conformidade com os requisitos da SSO, devendo também garantir os resultados pretendidos e impulsionar a melhoria contínua da organização.
III. A Política da Qualidade de SSO deve ser informal e devidamente disponibilizada, portanto, a alta direção da organização precisa evitar demonstrar que está envolvida na elaboração desse documento, o qual deve ser revisado periodicamente para atender às partes interessadas e à postura estratégica da empresa.
É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II, e III.

A respeito das Normas ISO série 9000, julgue o próximo item.

Segundo a Serie ISO 9000, a organização deve determinar as medições, monitoramentos e dispositivos necessários para evidenciar a conformidade do produto com os requisitos especificados, devendo os dispositivos de medição ser calibrados ou verificados a intervalos especificados, ou, antes do uso, contra padrões de medição rastreáveis a padrões de medição internacionais ou nacionais.

  • Certo
  • Errado

A respeito das Normas ISO série 9000, julgue o próximo item.

A NBR ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas, enquanto a NBR ISO 9001 especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a qual a organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicáveis.

  • Certo
  • Errado