Questões de Neuropsicologia (Psiquiatria)

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O estágio de desenvolvimento deve ser considerado ao avaliar as apresentações clínicas individuais do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, pois os sintomas variam de acordo com a idade.
Considerando essa afirmação, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Agir fora de hora, interrompendo outras crianças e deixando escapar respostas não é um sinal de impulsividade na idade escolar
  • B Os adolescentes devem ser questionados sobre os sintomas que tiveram durante a infância. No entanto, muitas vezes negam sintomas no passado, interpretando-os como comportamentos normais ou minimizando seu impacto.
  • C Na idade escolar, é incomum se observarem mudanças prematuras de atividades dentro de um componente da desatenção.
  • D Dentre os sintomas de desatenção na adolescência, não podemos citar “um planejamento fraco com relação 
  • E As condições comórbidas mais comuns em crianças são: transtorno de oposição desafiante, transtorno de conduta, deficiência ao futuro”. intelectual, transtornos de aprendizagem, transtornos depressivos e ansiosos, tiques e transtornos do espectro do autismo. As comorbidades com Transtornos da linguagem, do sono, enurese e transtornos do desenvolvimento da coordenação motora não são comuns nessa faixa etária.

Sobre o Transtorno de conduta (TC), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A O TC está no grupo de condições relacionadas a problemas com o controle de emoções e de comportamentos, os quais implicam em transgressões dos direitos alheios associados ou não a importantes conflitos com as normas sociais relevantes ou com figuras de autoridade.
  • B Um dos subtipos refere-se àquele que um ou mais sintomas começa(m) antes dos 10 anos de idade e um outro relaciona-se ao início dos sintomas na adolescência.
  • C O DSM 5 não inclui novos especificadores.
  • D O diagnóstico do TC é eminentemente clínico e requer anamnese pormenorizada, de preferência, com múltiplos informantes. No exame médico, sinais de maus-tratos e problemas clínicos não tratados devem ser avaliados e, além de ao paciente acometido, deve ser dada ênfase à sua rede de apoio social (família, comunidade, escola).
  • E Com relação ao tratamento medicamentoso, destacam-se os antipsicóticos, psicoestimulantes, estabilizadores de humor e os alfa-2-adrenérgicos (clonidina e guanfacina)

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um critério diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista:

  • A Sensibilidade hipo/hipereativa
  • B Rigidez a rotina ou padrões
  • C Interesses restritos e fixos
  • D Desregulação emocional
  • E Prejuízos na reciprocidade socioemocional

No que diz respeito ao tratamento medicamentoso do TDAH, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Preparações de liberação prolongada - que requerem apenas uma única dose matinal - não usam mecanismos diferentes para diminuir a absorção ou liberação.
  • B Todos os estimulantes são pensados para agir, pelo menos em parte, por meio de seu impacto nas vias da dopamina e/ou noradrenalina.
  • C Os Psicoestimulantes - metilfenidato e anfetaminas - são as drogas mais estudadas para o TDAH e estão entre as mais bem pesquisadas em psiquiatria. O metilfenidato é o mais amplamente disponível.
  • D Embora mais potentes do que o metilfenidato, as anfetaminas são menos frequentemente usadas.
  • E Existem duas classes de medicamentos não estimulantes usados no TDAH, o inibidor da recaptação de noradrenalina, atomoxetina, e os agonistas a-2-adrenérgicos, clonidina e guanfacina.

Um adolescente de 15 anos é avaliado por uma equipe multidisciplinar de saúde devido a dificuldades de aprendizado na escola. Após uma avaliação abrangente, é determinado que ele tem um QI na faixa de 60-65 e demonstra habilidades adaptativas suficientes para realizar atividades da vida diária com apoio mínimo.
Com base nesse caso e nas informações apresentadas, qual é o diagnóstico mais provável para esse adolescente?

  • A Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
  • B Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
  • C Deficiência Intelectual Moderada
  • D Deficiência Intelectual Leve
  • E Dislexia.