Questões de Nível de serviço (Logística)

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Os clientes avaliam o preço, a qualidade e o serviço e reagem de acordo com as próprias conveniências. “Serviço ao cliente” é um termo de grande alcance, incluindo elementos que vão desde a disponibilidade do produto/mercadoria até amanutenção pós-venda. Na óptica da logística,serviço ao cliente é o resultado de todas as atividades logísticas ou dos processos na cadeia de suprimentos.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).

Considerando que o projeto do sistema logístico estabelece o nível de serviços a ser oferecido ao cliente, avalie as afirmações a seguir.
I. A relação entre a receita de vendas e os custos associados ao nível de serviços oferecidos tem repercussão nos lucros.
II. O nível de serviços adotado e a qualidade dos serviços prestados influenciam os custos relacionados ao projeto do sistema logístico.
III. A receita gerada pelas vendas e os custos relacionados com o projeto do sistema logístico determinam o nível de serviços.

É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

O nível do serviço logístico está relacionado à qualidade do serviço oferecido. Pode ser definido por ações como promover a disponibilidade de produtos e serviços, incluindo a frequência e a confiabilidade da entrega, os níveis de estoque e o tempo consumido no ciclo de pedidos. A maneira de quantificar o nível de serviço pode variar, pois se utilizam diferentes indicadores de desempenho.

Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A média de pedidos e o valor faturado para cada fornecedor em um determinado período são indicadores de desempenho que podem ser utilizados para medição do nível de serviço logístico.
II. A porcentagem de pedidos atrasados de cada fornecedor é um indicador de desempenho que pode ser utilizado para medição do nível de serviço logístico.
III. A porcentagem dos pedidos de produção não realizados no prazo é um indicador de desempenho que pode ser utilizado para medição do nível de serviço logístico.
IV. A indisponibilidade resultante de atrasos na produção é um indicador de desempenho que pode ser utilizado para medição do nível de serviço logístico.


É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D I, III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.

Para produtos que perdem substancialmente seu valor de venda após determinado período, o nível de serviço ótimo é aquele em que, se mais uma unidade for comprada, a contribuição dessa unidade adicional para o lucro será igual a zero.

  • Certo
  • Errado