Questões de Noção antropológica de cultura (Sociologia)

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Para iniciar as discussões sobre “questões étnicas e culturais” no Brasil, o docente de Sociologia utilizou o fragmento a seguir.

Nós não somos o que, infelizmente, muitos livros de História ainda costumam retratar. Se, por um lado, é verdade que muitos de nós resguardam modos de vida que estão no imaginário da maioria da população brasileira, por outro, é importante saberem que nós existimos de muitas e diferentes formas. Estamos nas cidades, nas aldeias, nas florestas, exercendo os mais diversos ofícios que vocês puderem imaginar. Vivemos no mesmo tempo e espaço que qualquer um de vocês, somos contemporâneos deste presente e vamos construir o Brasil do futuro, porque o futuro do planeta é ancestral!

Fonte: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/01/11/leia-a-integra-do-discurso-da-ministra-sonia-guajajara.htm

Assinale a afirmativa que identifica corretamente um objetivo didático relacionado ao uso do documento proposto.

  • A Identificar a heterogeneidade sociocultural da experiência indígena e suas coexistências no território brasileiro no contexto contemporâneo.
  • B Refletir sobre as condições laborais de indígenas nos centros urbanos brasileiros em comparação com outros grupos sociais.
  • C Caracterizar as pressões socioeconômicas que obrigam os indígenas a abandonarem seus modos de vida tradicionais em comunidade.
  • D Reconhecer o essencialismo apropriado por indígenas, manifestado pela redução das diferenças socioculturais, com o objetivo de reivindicar seus direitos.
A Antropologia como uma disciplina científica é localizada historicamente no final da segunda metade do século XIX. É nesse momento em que os antropólogos começaram a se preocupar com a sistematicidade das investigações dessa disciplina. Uma das primeiras abordagens com intuito científico foi desenvolvido por Lewis Morgan e que defendia que as sociedades passam pelos seguintes estágios: selvageria, barbárie, civilização. Sobre a teoria de Lewis Morgan, assinale a alternativa incorreta.
  • A A abordagem do autor acima privilegiava maximizar a diversidade humana em detrimento das suas semelhanças 
  • B O argumento de Lewis Morgan discorre sobre a evolução linear do progresso humano no desenvolvimento de suas instituições 
  • C As instituições modernas possuem vínculos que podem ser encontrados em estágios anteriores ao da civilização
  • D Segundo o autor é possível traçar, a partir dessas investigações, análises para entendermos a uniformidade da mente humana 
  • E Há na interpretação do autor uma perspectiva que desloca uma hierarquização das sociedades e pontua sociedades menos ou mais avançadas
Segundo o Estruturalismo, corrente da antropologia fundada por Claude Lévi-Strauss, na França, na primeira metade do século XX, é função do antropólogo estudar as variadas sociedades existentes e identificar sistemas de signos e estruturas compartilhadas que possibilitem o conhecimento comparado ou a identificação das relações sociais praticadas, assim como os aspectos culturais que derivam destas relações. Na obra “As estruturas elementares do parentesco” (1982), Lévi-Strauss estuda a proibição ao incesto em diversas sociedades. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  • A Tal proibição está vinculada a percepção social de que a consanguinidade degenera geneticamente a prole e ameaça a subsistência da comunidade
  • B A proibição do incesto tem como função promover a exogamia; sua razão de ser consiste em estabelecer, entre os homens, um vínculo sem o qual não poderiam elevar-se acima da organização biológica para atingir a organização social
  • C Tal proibição está ligada ao fato de que existe uma restrição natural e instintiva ao incesto
  • D Tal proibição é uma regra social ligada, de um lado, a convicções religiosas e, de outro, a possibilidade de estabelecimento de alianças com outros grupos

“Esta comparação pode começar pelo sentido do trânsito na Inglaterra, que segue a mão esquerda; pelos hábitos culinários franceses, onde rãs e escargots (capazes de causar repulsa a muitos povos) são considerados como iguarias, até outros usos e costumes que chamam mais a atenção para as diferenças (...)”.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Editora Zahar [Companhia das Letras], 1986, p. 14.

Neste fragmento Laraia busca exemplificar que as diferenças de comportamento entre indivíduos devem ser explicadas através das diversidades 

  • A culturais.
  • B biológicas.
  • C ambientais.
  • D hereditárias.
  • E geográficas.

Aponta para o conjunto dos instrumentos de apropriação dos bens simbólicos. Fazem dessa noção os produtos intermediários e equipamentos necessários à geração do bem simbólico final, como o celuloide para o cinema ou o mármore para a escultura, a sala de teatro onde será montada uma peça, o piano, etc. Num sentido mais amplo, constituem, do ponto de vista de um indivíduo ou comunidade, a soma de todos esses instrumentos que permitem o consumo e a produção dos bens simbólicos (bem como sua distribuição e troca) e o conjunto dos próprios bens simbólicos produzidos, como as coleções nas bibliotecas, pinacotecas, museus, galerias, cinematecas, videotecas, o assim por diante.
(Coelho, Teixeira. Dicionário Critico de Política Cultural. Adaptado)
O trecho define

  • A a Cultura de Massa.
  • B o Capital Cultural.
  • C o Mecenato.
  • D o Colecionismo.
  • E a Cultura Emergente.