Para iniciar as discussões sobre “questões étnicas e culturais” no Brasil, o docente de Sociologia utilizou o fragmento a seguir.
Nós não somos o que, infelizmente, muitos livros de História ainda costumam retratar. Se, por um lado, é verdade que muitos de nós resguardam modos de vida que estão no imaginário da maioria da população brasileira, por outro, é importante saberem que nós existimos de muitas e diferentes formas. Estamos nas cidades, nas aldeias, nas florestas, exercendo os mais diversos ofícios que vocês puderem imaginar. Vivemos no mesmo tempo e espaço que qualquer um de vocês, somos contemporâneos deste presente e vamos construir o Brasil do futuro, porque o futuro do planeta é ancestral!
Fonte: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/01/11/leia-a-integra-do-discurso-da-ministra-sonia-guajajara.htm
Assinale a afirmativa que identifica corretamente um objetivo didático relacionado ao uso do documento proposto.
- A Identificar a heterogeneidade sociocultural da experiência indígena e suas coexistências no território brasileiro no contexto contemporâneo.
- B Refletir sobre as condições laborais de indígenas nos centros urbanos brasileiros em comparação com outros grupos sociais.
- C Caracterizar as pressões socioeconômicas que obrigam os indígenas a abandonarem seus modos de vida tradicionais em comunidade.
- D Reconhecer o essencialismo apropriado por indígenas, manifestado pela redução das diferenças socioculturais, com o objetivo de reivindicar seus direitos.