Questões de Noções de Administração de Vendas (Atendimento ao Público)

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Instituições financeiras têm estratégias distintas para atrair e manter os seus clientes. Em comum, todas desenvolvem ações para satisfazer os seus clientes nos chamados Momentos da Verdade, que são todas as oportunidades de contato e interação da empresa com os clientes, inclusive quando há ações comerciais, dúvidas, reclamações etc.
Nestes momentos, os clientes

  • A apresentam sugestões de melhorias e registram suas queixas.
  • B julgam a qualidade dos produtos e serviços da empresa.
  • C verificam os preços cobrados e os comparam com os da concorrência.
  • D respondem a pesquisas de satisfação e a inquéritos estatísticos.
  • E buscam novas oportunidades de relacionamento.

A gestão comercial de vendas de serviços financeiros exige que os gestores acompanhem a performance do cumprimento das metas individuais e coletivas.
Há inúmeras formas de incentivar as vendas, como, por exemplo, com ações direcionadas ao relacionamento com os clientes. Entretanto, ações motivacionais estruturadas com as equipes internas são igualmente importantes. Avalie se as afirmativas a seguir, acerca de tais ações internas, estão corretas.
I. Propiciam o reconhecimento dos melhores, aqueles que batem as metas. II. Estimulam competições sadias que envolvam a equipe em disputas, desafios e premiações. III. Permitem que os inevitáveis conflitos internos se potencializem, o que ajuda a equipe a superar as metas.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Os orçamentos de vendas são realizados com base em técnicas de orçamentação que procuram estabelecer metas comerciais realistas, mas desafiadoras, para as equipes comerciais.
Metas são

  • A indicadores de gestão.
  • B objetivos abstratos do que se quer atingir.
  • C planos de ação comercial.
  • D valores a atingir em um espaço de tempo definido.
  • E objetivos qualitativos do que se quer atingir.

O ponto de partida para se compreender o comportamento do comprador é o “modelo de estímulo resposta”. Uma de suas etapas refere-se ao processo de decisão de compra.
Considere as seguintes situações:
1. Sérgio Luiz, motorista de aplicativo, teve seu único telefone celular (utilizado para atender as chamadas de viagem) danificado e inutilizado após uma queda, o que o impediu de trabalhar e o levou ao entendimento de urgência para resolver a questão.
2. Martha de Souza, uma microempreendedora, está comparando os preços de três notebooks, para decidir qual irá adquirir, visando atender a sua empresa.
3. Pedro Henrique, um aposentado, aconselha um de seus amigos a não adquirir um determinado modelo de veículo, dada a sua experiência negativa com esse mesmo modelo.

As etapas do processo de decisão de compra praticadas nas situações acima são, respectivamente,

  • A decisão de compra, busca de informações e avaliação das alternativas.
  • B reconhecimento da necessidade, avaliação das alternativas e decisão de compra.
  • C reconhecimento da necessidade, busca de informações e comportamento pós-compra.
  • D reconhecimento da necessidade, avaliação das alternativas e comportamento pós-compra.

No que se refere ao atendimento ao público e ao atendimento telefônico, julgue o item. 


O atendimento ao público interno destina-se aos colaboradores que mantêm vínculo funcional direto, aos fornecedores e aos parceiros da instituição.

  • Certo
  • Errado