Questões de Noções de Guia-interpretação - formas de comunicação e técnicas de interpretação (Libras)

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No âmbito da interpretação educacional, as pesquisas mostram que a interpretação em sala de aula para surdos em contextos inclusivos deve:

  • A Sobrepor elementos da cultura ouvinte para ocorrer a domesticação.
  • B Considerar um trabalho de parceria entre intérpretes e professores.
  • C Ser realizada nos moldes e princípios da interpretação em conferências.
  • D Conter uso da oralização, da escrita do português e de pantomimas.
  • E Honrar pela fidelidade e literalidade no processo interpretativo dos conteúdos.

Com base no código de conduta e ética da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guias-Intérpretes de Língua de Sinais, é dever, exclusivamente, do Guia Intérprete (GI):

  • A dar conselhos ou opiniões pessoais, exceto quando requerido e com anuência do solicitante ou beneficiário.
  • B procurar, em eventos, sempre se posicionar em lugares onde possa ser bem visualizado e utilizar vestimentas neutras.
  • C conhecer as diferentes formas de comunicação utilizadas pelas pessoas surdocegas e conhecer as tecnologias assistivas.
  • D traduzir e/ou interpretar de uma dada língua de sinais para outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades que se apresentar.

Com referência à acessibilidade de pessoas com surdo-cegueira, o profissional guia-intérprete deve dominar ao menos uma forma de comunicação, que pode ser

  • A LIBRAS tátil, piso podotátil ou ledor digital.
  • B tadoma, orientação ou mobilidade.
  • C uso da bengala, leitura labial ou LIBRAS em campo reduzido.
  • D orientação e mobilidade, cão-guia ou braille.
  • E LIBRAS tátil, comunicação háptica ou tadoma.

O Professor guia-intérprete é aquele que:

  • A possui pleno domínio tanto da Libras quanto dos princípios da audiodescrição
  • B possui pleno domínio da Libras, do sistema Braille e de outros sistemas de comunicação, que atendam às necessidades dos alunos com surdocegueira
  • C possui domínio da Libras e propriedade das práticas do sistema híbrido comunicacional entre a oralidade e o sistema Braille
  • D domina técnicas do português escrito simplificado, tendo em vista a gramática e o preconceito linguístico
_________________é utilizado na língua de sinais como um recurso para representar o alfabeto da língua oral para nomes de pessoas, cidades, países, ou seja, usadas em palavras ou nomes próprios que não existam ou se desconheça no vocabulário da Libras. 
  • A Sinais icônicos.
  • B Parâmetros da Libras.
  • C Classificadores.
  • D Alfabeto manual.
  • E Sinais arbitrários.