Questões de Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto (Português)

Limpar Busca

Na frase “se para toda ação existe uma reação, é importante pensar nas consequências de cada ato”, a palavra destacada expressa uma ideia de

  • A condição.
  • B causa.
  • C consequência.
  • D tempo.
  • E complementariedade.

Leia o fragmento a seguir, do livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus: 


As oito e meia da noite eu já estava na favela respirando o odor dos excrementos que mescla com o barro podre. Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de viludos, almofadas de sitim. E quando estou na favela tenho a impressão que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo. 


Sobre o trecho, é correto afirmar que 

  • A as metáforas usadas em referência à cidade e à favela evidenciam uma consciência crítica sobre os espaços públicos.
  • B o uso do registro não padrão prejudica o desenvolvimento da narrativa e o entendimento do sentido global do texto.
  • C as imagens que fazem referência ao espaço da favela demonstram uma visão realista e que traduzem afeto em relação a este ambiente.
  • D o uso do registro não padrão revela a identidade linguística da periferia.
  • E a expressão da fala popular se manifesta, exclusivamente, por meio de usos em desacordo com a norma padrão.

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do trecho a seguir, retirado do texto.

“A pesquisa Trust in Advertising, da Nielsen para a América Latina, mostrou, entre outras coisas, que 65% das pessoas confiam mais nas recomendações de produtos através de amigos e influenciadores do que através das propagandas. Nos Estados Unidos esse índice chega a 89%”.

  • A Na América Latina, mais da metade das pessoas acreditam menos em propagandas do que em influenciadores.
  • B O percentual de pessoas que acreditam mais em influenciadores do que em propagandas nos EUA é maior do que o da América Latina.
  • C Na América Latina, amigos são mais capazes de influenciar alguém do que uma propaganda.
  • D Nos EUA, a propaganda é mais eficiente do que a opinião de amigos, mas não mais do que a dos influenciadores.
  • E Nos EUA, o índice de pessoas que acreditam mais em amigos e influenciadores difere em mais de 20% do índice da América Latina.

Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:

I. Para o autor, vivemos um tempo em que temos muito mais acesso à informação porque tudo que queremos saber vem até nós pelas redes sociais.
II. Segundo o texto, uma empresa que só espera feedbacks positivos, sem se importar com a opinião dos clientes, faz apenas publicidade simples.
III. Contemporaneamente, a principal fonte de informações sobre uma empresa é aquela produzida pela própria empresa em seu site oficial.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Com base no texto, assinale a alternativa que NÃO indica uma facilidade (positiva ou negativa) proporcionada pela internet.

  • A Aplicativos de apostas online.
  • B Empréstimos bancários disponíveis online.
  • C Poluição visual causada por material político impresso.
  • D Alcance de mensagens de candidatos via redes sociais.
  • E Possibilidade de realizar “comícios virtuais”.