Questões de Normas Educacionais dos Estados (Pedagogia)

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Vanessa pretende cursar uma pós-graduação no próximo ano. É seu direito, enquanto integrante do Quadro do Magistério,

  • A solicitar afastamento remunerado por um ano, no caso de cursos lato sensu, ou por dois anos, para cursos stricto sensu.
  • B realocar até um quarto de sua jornada de trabalho para o curso, desde que este seja de formação, atualização e especialização profissional.
  • C cumprir meia jornada de trabalho semanal, enquanto estiver regularmente matriculada no programa, em período não superior a dois anos.
  • D pleitear afastamento, sem vencimentos, para frequentar o curso, na área da educação, condicionado ao critério discricionário da Administração.

Atuando nos primeiros anos do ensino fundamental, Vanessa cumpre Jornada Completa, perfazendo 30 horas de trabalho semanal (ou 36 horas-aula). Sendo assim, conforme a legislação consultada, a professora deve atuar por

  • A 24 horas-aula com alunos e 12 horas-aula em atividades de estudos, planejamento e avaliação.
  • B 36 horas-aula com alunos, sendo atribuída remuneração complementar pelo tempo de atividades de estudos, planejamento e avaliação.
  • C 30 horas-aula com alunos e 6 horas-aula em atividades de estudos, planejamento e avaliação.
  • D 50% de sua jornada em atividades que envolvam diretamente os alunos, preservando a outra metade para atividades de estudos, planejamento e avaliação.

Em relação à avaliação nos anos iniciais a partir do Referencial Curricular Gaúcho, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A avaliação não pode ser compreendida como algo à parte, isolado, já que tem subjacente uma concepção de educação e uma estratégia pedagógica.
( ) A formação profissional do sujeito que ocupa o papel de quem avalia não confere legitimidade técnica à avaliação, já que qualquer pessoa pode fazer as vezes de avaliador.
( ) Sendo parte de um processo maior, a avaliação deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciação ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo.
( ) A avaliação precisa ocorrer concomitantemente e vinculada ao processo de aprendizagem, numa perspectiva interacionista e dialógica, atribuindo ao estudante e a todos os segmentos da comunidade escolar a responsabilidade do processo de construção e avaliação do conhecimento.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V – F.
  • B V – F – V – V.
  • C V – F – F – V.
  • D F – V – F – F.
  • E F – F – V – V.

Com base no Documento orientador da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Vitória (Vitória, 2020), avalie se o atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência intelectual deve

1. conhecer a individualidade de cada criança/estudante, formando vínculos, respeitando o seu tempo, reconhecendo o que é de seu interesse.

2. identificar as áreas cognitivas em que a criança/estudante precisa ser potencializada.

3. realizar plano de trabalho pedagógico individual a ser executado unicamente na SRM.

4. observar atentamente as condições apresentadas pela criança/estudante com deficiência intelectual.


Estão corretas

  • A 1, 2 e 3.
  • B 2, 3 e 4.
  • C 1 e 4, apenas.
  • D 1, 2 e 4.
  • E 3 e 4, apenas.

No que diz respeito às atribuições a serem assumidas pelo Segundo Professor de Turma, classifique as seguintes afirmações como falsas (F) ou verdadeiras (V):



( ) Participar do conselho de classe.


( ) Participar de capacitações na área de educação.


( ) Sugerir adequações que facilitem o processo de aprendizagem do aluno da educação especial.


( ) O segundo professor da turma é o único responsável em todos os momentos pelo aluno com deficiência matriculado na escola.


( ) Propor adaptações curriculares nas atividades pedagógicas.



Marque a opção que apresenta a sequência obtida nos parênteses.

  • A V-F-V-V-F
  • B V-V-V-F-V
  • C V-V-V-F-F
  • D F-F-V-F-V