Questões de Normas Educacionais dos Estados (Pedagogia)

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O Currículo da Rede Municipal de Ensino de Chapecó, SC (2019) foi desenvolvido para atender às especificidades da realidade local e garantir a qualidade do ensino.


Analise as afirmativas abaixo em relação aos princípios que orientam esse currículo.


1. O currículo da rede municipal de Chapecó orienta o respeito às necessidades e as particularidades de cada estudante, por meio de práticas pedagógicas inclusivas.


2. O currículo da rede municipal de Chapecó está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 


3. O currículo da rede municipal de Chapecó prioriza o desenvolvimento de competências técnico-científicas em detrimento aos aspectos socioemocionais e culturais dos estudantes.


4. No currículo da rede municipal de Chapecó, a avaliação é no desempenho individual dos alunos em provas, sem considerar outros aspectos do desenvolvimento escolar.


5. O currículo da rede municipal de Chapecó enfatiza a importância de metodologias que promovam o planejamento e a avaliação da aprendizagem, permitindo um acompanhamento mais próximo do desenvolvimento dos estudantes.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

De acordo com o Currículo do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Chapecó, SC (2019), é necessário garantir o direito das aprendizagens essenciais para o público apoiado pela educação especial. Nesse sentido, o documento orienta a realização de:

  • A Projetos interdisciplinares.
  • B Adequações/adaptações curriculares.
  • C Ensino diferenciado, de acordo com cada estudante.
  • D Atividades de sensibilização para a questão da diversidade.
  • E Construção de um plano de desenvolvimento individualizado, quando necessário.

Com base na Resolução IFSULDEMINAS CONSUP nº 211/2022, que dispõe sobre a aprovação da Normativa de Regulamentação das Atividades dos Docentes do IFSULDEMINAS, analise as seguintes assertivas, relacionadas ao capítulo do regime de trabalho e carga horária de aulas dos docentes do IFSULDEMINAS, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os docentes serão submetidos a um dos regimes de trabalho conforme estabelecido em edital de concurso, a saber: tempo parcial de 20 horas semanais; tempo integral de 40 horas semanais; e dedicação exclusiva de 40 horas semanais, vedado o exercício de outra conforme estabelecido na referida Resolução.
( ) Em geral, a carga horária de aulas dos docentes envolvidos em atividades de pesquisa, extensão, gestão ou representação institucional será de, no máximo, 15 horas semanais, salvo por interesse do docente ou necessidade da instituição.
( ) O planejamento e a adaptação de disciplina e outros componentes curriculares para estudantes com necessidades específicas (AEE), sob supervisão e aprovação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) – por estudante/disciplina, contabilizará 50% da carga horária da disciplina.
( ) As aulas ministradas em cursos de educação à distância serão acrescidas de 20 minutos por cada polo de apoio presencial atendido (número de polos de apoio presencial X 20 minutos), em cada disciplina ministrada.
( ) No geral, o cálculo dos pontos da carga horária de aulas ocorrerá da seguinte maneira: o total de horas semanais de aulas será multiplicado por 4 pontos até 15 horas de aulas, já considerando a quantificação de horas de aula e o preparo das aulas presenciais, semipresenciais, à distância e de material didático. Todas as atividades previstas serão proporcionais a 20 semanas do semestre letivo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – F – F – V.
  • B V – V – F – V – F.
  • C V – F – V – F – V.
  • D F – V – V – V – F.
  • E F – F – V – V – V.

O Currículo da Rede Municipal de Ensino de Chapecó, SC (2019) foi desenvolvido para atender às especificidades da realidade local e garantir a qualidade do ensino.


Analise as afirmativas abaixo em relação aos princípios que orientam esse currículo. 


1. O currículo da rede municipal de Chapecó orienta o respeito às necessidades e as particularidades de cada estudante, por meio de práticas pedagógicas inclusivas.


2. O currículo da rede municipal de Chapecó está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


3. O currículo da rede municipal de Chapecó prioriza o desenvolvimento de competências técnico-científicas em detrimento aos aspectos socioemocionais e culturais dos estudantes.


4. No currículo da rede municipal de Chapecó, a avaliação é no desempenho individual dos alunos em provas, sem considerar outros aspectos do desenvolvimento escolar.


5. O currículo da rede municipal de Chapecó enfatiza a importância de metodologias que promovam o planejamento e a avaliação da aprendizagem, permitindo um acompanhamento mais próximo do desenvolvimento dos estudantes.  


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

A Resolução IFSULDEMINAS CONSUP nº 211/2022, que dispõe sobre a aprovação da Normativa de Regulamentação das Atividades dos Docentes do IFSULDEMINAS, define que as atividades de ensino consistem nas ações geradoras de aprendizagens, habilidades e competências intelectuais e técnicas diversificadas, que devem estar articuladas com princípios criativos, inovadores e formativos do cidadão e do discente. No ambiente escolar, essas ações estão diretamente vinculadas às resoluções, programas regulares de todos os níveis e modalidades de ensino, e às atividades de pesquisa e de extensão ofertadas, de maneira indissociável pela instituição. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando pontos e hora(s), para efeito de contabilização de carga horária semanal dos docentes, às suas respectivas atividades de ensino.

Coluna 1
1. 02 pontos – 1 hora.
2. 03 pontos – 2 horas.
3. 05 pontos – 1 hora.
4. 07 pontos – 3 horas.
5. 10 pontos – 4 horas.

Coluna 2
( ) Coordenação de projeto de ensino – sem fomento (por projeto).
( ) Membro colaborador de projeto de ensino – com fomento (por projeto).
( ) Coordenação e execução de projeto de monitoria (por projeto).
( ) Coordenação de projeto de ensino – com fomento (por projeto).
( ) Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (por TCC).
( ) Membro colaborador de projeto de ensino – sem fomento (por projeto).

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 2 – 3 – 4 – 1 – 5 – 3.
  • B 3 – 4 – 3 – 2 – 1 – 5.
  • C 4 – 2 – 1 – 5 – 3 – 2.
  • D 4 – 3 – 1 – 4 – 2 – 5.
  • E 5 – 1 – 2 – 3 – 4 – 1.