Questões de Novas Mídias (Jornalismo)

Limpar Busca

Em uma rede social digital, cada pessoa representa um nó, e cada página ou comunidade representa outro. Nesse sentido, a interconexão entre nós é uma característica fundamental de qualquer rede. Sobre a organização em rede, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os conceitos às suas respectivas definições.


Coluna 1


1. Escala.

2. Flexibilidade.

3. Sobrevivência.


Coluna 2


( ) Capacidade de aumentar ou diminuir o número de conexões.

( ) Habilidade de mudar de tamanho sem ter suas características principais afetadas.

( ) Por não terem um centro, pois as redes podem operar em vários tipos de configuração.


A ordem correta de preenchimento dos pais, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 2 – 1 – 3.
  • C 2 – 3 – 1.
  • D 3 – 2 – 1.
  • E 3 – 1 – 2.

Com as novas tecnologias digitais, os papéis do assessor de imprensa e as rotinas das assessorias passaram por transformações.
Sobre elas, avalie as afirmativas a seguir.


I. Mídias sociais são ambientes unicamente de conflitos e enfrentamentos, cabendo ao assessor, diante da aspereza do interlocutor, agir no mesmo tom, publicamente e com firmeza.

II. O advento das novas plataformas digitais gerou uma reconfiguração da imprensa, aumentando a influência dos veículos jornalísticos tradicionais, que devem ter prioridade absoluta no atendimento da assessoria.

III. Antes, o assessor se relacionava com o jornalista para alcançar a sociedade, agora, com as mídias digitais, também informa diretamente um público final mais amplo.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

Com o desenvolvimento das plataformas digitais, tem se tornado, cada vez mais, importante a convergência midiática para atingir públicos diferentes. Sobre esse tema,

  • A uma importante estratégia para atingir diferentes públicos é o uso da crossmedia, que consiste em utilizar diferentes plataformas para a publicação das narrativas. Para o bom uso dessa estratégia, convém realizar a adequação dos conteúdos às características específicas de cada plataforma.
  • B o termo crossmedia, que em tradução literal significa “cruzamento de mídias”, é uma estratégia para ampliar a narrativa com o uso de diferentes plataformas, trazendo aprofundamento ao tema. Assim, o público só terá acesso à narrativa completa e aprofundada ao acessar todas as plataformas utilizadas.
  • C a narrativa transmidiática consiste em realizar transições no uso das mídias, abandonando as mais tradicionais e focando nas que surgem mais recentemente, em busca de manter a atualidade tecnológica. A primeira vez em que essa estratégia foi utilizada foi no campo jornalístico, nos Estados Unidos da América.
  • D o uso da narrativa transmidiática é uma estratégia para a publicação de informações em diferentes plataformas, replicando o mesmo conteúdo em diferentes mídias. Dessa forma, amplia-se a abrangência de público, pois quem tiver acesso a qualquer uma das mídias utilizadas terá contato com a narrativa completa.

Para administrar ou conter uma e-crise, provocada por comentários negativos em redes sociais que abalam a imagem de uma instituição ou empresa, a assessoria de imprensa desenvolve um leque de ações de enfrentamento.

Entre essas ações, é considerado um investimento positivo o uso de

  • A comentários prontos para usuários descontentes com poucos seguidores.
  • B memes que descredenciem a credibilidade de influenciadores notáveis.
  • C monitoramento para apagar reclamações de usuários descontentes.
  • D patrocinar posts dos funcionários valorizando a imagem da empresa.
  • E técnicas de SEO para gerar mais conteúdos positivos nas mídias digitais.

Com a popularização da internet e dos smartphones, é comum a notícia chegar até a redação por meios alternativos aos tradicionais meios utilizados pelos assessores de imprensa. As informações sobre o fato são enviadas diretamente pelo leitor/ouvinte/espectador.

Um dos meios contemporâneos de pautar a imprensa tem sido o

  • A goodwill
  • B ghostwriter
  • C Whatsapp
  • D stakeholder
  • E fact-checking