Questões de Novas Tecnologias (Áudio e Vídeo)

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Uma instituição de ensino deseja fazer o streaming de uma palestra para todos os estudantes matriculados, porém alguns têm acesso à internet de banda larga e a conexões excelentes, enquanto outros conseguem acessar a rede apenas por dispositivos móveis, como telefones celulares. Para garantir que todos consigam assistir à palestra, será necessário usar a transcodificação (transcoding).
Para que esse recurso funcione na opção automática, garantindo uma transição suave e sem interrupção entre opções de qualidade de reprodução de vídeo, é recomendada a seguinte ação:

  • A abrir uma conta específica com i-frames e scenecuts adaptáveis.
  • B ajustar as configurações de taxa de transferência de dados.
  • C criar versões com diferentes resoluções e taxas de quadros.
  • D manter um intervalo de quadro-chave consistente.
  • E renderizar o vídeo, com resolução de 720p.

Segundo Alex Moletta, na era digital em que vivemos, dominar a técnica e a linguagem de edição de vídeo vem se tornando algo equivalente ao domínio da técnica de redação e escrita nas décadas passadas. A criação e a exibição de vídeos em redes sociais é uma das mais populares estratégias de comunicação que as instituições adotam na atualidade, para estreitar relações, tanto com seu público interno quanto com o externo.
Nesse sentido, para fidelizar e multiplicar a audiência de um perfil corporativo em uma rede social, um realizador necessita enfrentar desafios, tais como os de

  • A capturar e editar vídeos em telefones celulares, webcams e tablets, utilizando recursos de impulsionamento que esses equipamentos oferecem.
  • B criar e publicar vídeos de alta definição (Full HD) diariamente, com resolução de 1:1 (1080 x 1080) pixels e varredura entrelaçada.
  • C editar conteúdos para nativos digitais, com uma variedade de formatos, alta qualidade técnica e recursos de interatividade.
  • D manter frequência regular de publicação e qualidade técnica dos vídeos e conhecer os mecanismos de popularidade da rede.
  • E utilizar o formato mp4 e atualizar frequentemente os codecs de áudio e vídeo para agilizar as postagens e manter a qualidade de som e imagem.

Segundo André Lemos, as mídias pós-massivas tornaram cada sujeito um potencial produtor de conteúdo. O autor também argumenta que na cibercultura não basta produzir e publicar, é preciso interagir.
Ao criar um audiovisual interativo para o YouTube, o editor pode inserir cartões visuais com a finalidade de

  • A adicionar links na descrição do vídeo para diferentes partes do vídeo ou para outros vídeos relacionados.
  • B apresentar um menu de tópicos relacionados ao vídeo com links para navegação entre playlists.
  • C criar um prompt para perguntas e respostas do público, enquetes, créditos e informações adicionais.
  • D exibir a função de bate-papo ao vivo para interagir com a audiência.
  • E promover outros vídeos, playlists, canais, sites associados ou campanhas de financiamento coletivo.

Em uma transmissão de vídeo ao vivo realizada pela internet, solicitou-se que a resolução do vídeo fosse igual à da TV Digital. Na plataforma de transmissão escolhida, existiam algumas alternativas de resoluções disponíveis para seleção.

Assinale a alternativa adequada para a resolução de vídeo solicitada.

  • A 1440p.
  • B 1080p.
  • C 720p.
  • D 480p.

A chamada Inclusão Digital preza pela capacidade de nossa sociedade em evitar que as pessoas, independentemente de suas características étnicas, sociais, de gênero, ou de quaisquer naturezas, sejam limitadas de um amplo acesso às oportunidades de trabalho, educação, lazer, moradia, informação e outras essenciais ao convívio, por motivos de falta de acesso ou conhecimento para a utilização adequada, crítica e plena das ferramentas digitais de comunicação e informação. Para que ela seja alcançada em sua plenitude, é importante que se busque:

  • A Dar um computador e um smartphone para cada família utilizar em casa para trabalho, estudos e lazer, e garantir que todas as casas tenham energia elétrica e acesso cabeado à Internet.
  • B Transformar as aulas presenciais na escola e o trabalho regular em formas únicas de execução remota pela Internet, com flexibilidade total de horário.
  • C Garantir que cada cidadão com idade igual ou superior a 12 anos tenha, ao menos, um smartphone de alta performance conectado à Internet e às redes sociais sem limitações.
  • D Fomentar uma ampla aprendizagem, com criticidade, sobre recursos digitais, bem como potencializar o acesso aos recursos digitais para que todos possam usufruir de suas qualidades e benefícios.
  • E Digitalizar completamente todos os serviços públicos e privados de amplo acesso, obrigando a todas as pessoas a aprenderem a lidar com esta nova realidade estabelecida.