Questões de Novos Modelos de Negócio (Conhecimentos Bancários)

Limpar Busca

A economia digital propiciou a criação de um modelo de negócios em que uma empresa gerencia uma plataforma digital por meio da qual diversas empresas, concorrentes ou não, ofertam e vendem produtos e serviços on-line num ambiente que se assemelha a um shopping virtual. A plataforma digital descrita acima é denominada

  • A startup
  • B marketplace
  • C fintech
  • D mobile banking
  • E internet banking

Ao longo das crises financeiras agudas, em que se observam elevada incerteza e temor em relação à solvência de empresas e bancos, a extrema preferência por liquidez tende a fazer com que os agentes econômicos aumentem as práticas de entesouramento.
Nesse contexto, a moeda assume, precipuamente, a função de

  • A meio de financiamento dos investimentos
  • B meio de troca
  • C unidade de conta
  • D escambo
  • E reserva de valor

Com o avanço da digitalização dos bancos, os clientes precisam estar atentos à acessibilidade e ao uso dos canais digitais que os bancos disponibilizam. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A A partir do momento em que o banco forneceu um serviço/produto para contratação em um canal digital, seja ele internet banking, mobile banking ou qualquer outro, o cliente também deve possuir acesso para cancelar esses serviços/produtos de forma digital.
  • B Os bancos são responsáveis por cancelar quaisquer serviços/produtos contratados pelo cliente por um canal digital a qualquer momento.
  • C Os bancos devem fornecer um mecanismo, preferencialmente com inteligência artificial, que atenda a todas as solicitações do cliente.
  • D O cliente tem direito de contratar qualquer serviço/produto nos canais digitais fornecidos pelos bancos.
  • E Os bancos podem aumentar o limite de cheque especial contratado por um canal digital, sem notificar o cliente.

O Pix, plataforma de pagamento instantâneo, agilizou e facilitou o modo como os clientes realizam pagamentos e simples transferências. Contudo, com essa facilidade, tornou-se bastante comum a aplicação de fraudes, passando de R$ 300 milhões por mês, de acordo com notícia publicada em um veículo de grande circulação. Considerando a importância de o cliente ter mais segurança para validar uma operação recebida, assinale a alternativa que melhor representa essa segurança.

  • A O cliente pode usar um site validador de cadastro de pessoa física (CPF), caso a operação tenha sido feita com um CPF.
  • B A pessoa que efetuou a operação com o Pix pode enviar um comprovante em formato PDF para o cliente, atestando a veracidade da efetivação da operação.
  • C Caso o cliente não visualize a efetivação da operação em até dez segundos, ele deve aguardar até uma hora, dependendo do dia em que a operação está sendo realizada.
  • D Toda transação não fraudulenta realizada com Pix contém um ID de transação de 32 caracteres iniciados com a letra “E”; se o comprovante enviado pela pessoa que realizou a transação contiver esse ID, o cliente pode considerar que não houve fraude.
  • E O cliente pode pedir à pessoa que está realizando a operação com Pix para enviar sua chave Pix para validar se ela existe, com uma transferência de baixo valor, de R$ 0,01, por exemplo.

A respeito de meios de pagamento, julgue o item a seguir. 


O PIX, meio de pagamento instantâneo e digital criado pelo Banco Central do Brasil, oferece a tecnologia de QR code como opção para a realização de transferências de recursos entre contas bancárias.  

  • Certo
  • Errado