Questões de NR 15 - Norma Regulamentadora n° 15 - Atividades e Operações Insalubres (Acústica, Temperatura e IBTG e Ventilação Industrial) (Segurança e Saúde no Trabalho)

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Tendo o fragmento de texto acima como referência e considerando a amplitude do tema que ele aborda, julgue o item subsequente:


Ao operar máquinas pesadas, o principal risco para o operador é a exposição a níveis elevados de ruído, o que pode causar perda auditiva temporária. No entanto, a exposição a vibrações e poeira é considerada secundária, com pouco impacto na saúde a longo prazo, desde que o ruído seja controlado.

  • Certo
  • Errado

De acordo com a Norma Regulamentadora NR - 15, o direito ao adicional de insalubridade em grau máximo é concedido ao trabalhador exposto ao agente químico com “Valor Teto”:

  • A Ácido sulfúrico.
  • B Ácido perclórico.
  • C Ácido nítrico.
  • D Ácido cianídrico.
  • E Ácido clorídrico.

Considere o texto e o quadro a seguir:

Um servidor público federal no cargo de auxiliar de cozinha exerce suas atividades de forma permanente, na cozinha do campus de uma Instituição Federal de Ensino, utilizando uniforme de trabalho (calça e camisa de manga comprida). Durante os 60 minutos em que está exposto a temperaturas mais elevadas, o servidor repete sequencialmente o seguinte ciclo:

- No posto de trabalho 1: permanece em pé, junto ao fogão, cozinhando alimentos e fazendo movimentos de mistura, durante 40 minutos, de forma ininterrupta. Trabalho com os braços considerado moderado, com taxa metabólica de 225 W. Leitura das temperaturas do medidor de stress térmico mostra um IBUTG igual a 30,5oC.

- No posto de trabalho 2: permanece em pé em um ambiente ameno, preparando e cortando materiais para cocção, durante 20 minutos, de forma ininterrupta. Trabalho com os braços considerado leve, com taxa metabólica de 189 W. Leitura das temperaturas do medidor de stress térmico mostra um IBUTG igual a 29,7oC.

Quadro 1 - Limites de tolerância para exposição ao calor, de acordo com a Norma Regulamentadora - NR 15

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Com base nas informações acima, é CORRETO afirmar que:

  • A o IBUTG é igual a 30,2oC e a atividade é considerada insalubre.
  • B o IBUTG é igual a 30,2oC e a atividade é considerada insalubre, porém não é necessário realizar a aclimatização.
  • C o IBUTG é igual a 30,1oC e a atividade não é considerada insalubre, porém é necessário realizar a aclimatização.
  • D o IBUTG é igual a 30,1oC e a atividade é considerada insalubre, não sendo necessário realizar a aclimatização.
  • E o IBUTG é igual a 30,2oC e a atividade não é considerada insalubre, porém é necessário realizar a aclimatização.

Em uma área com equipamentos de tornos mecânicos para fabricação de peças por meio de usinagem, foi avaliado o ruído intermitente de um operador, durante 7 horas, e o valor do Nível de Exposição ao Ruído considerado representativo da jornada foi de 85,3 db(A). Considerando que a carga horária de trabalho do colaborador é de 8 horas diárias, sobre o emprego do Nível de Exposição Normalizado (NEN), é CORRETO o que se afirma em:

  • A O NEN supera o valor de referência do Limite de Tolerância, sendo, por isso, caracterizadas a insalubridade e a condição especial de trabalho para fins de aposentadoria especial.
  • B Ao ser corrigido para a jornada diária de 8 horas, o NEN não supera o valor de referência do Limite de Tolerância, ou seja, não é caracterizada a insalubridade e nem condição especial de trabalho para fins de aposentadoria especial.
  • C Ao ser corrigido para a jornada diária de 8 horas, o NEN não supera o valor de referência do Limite de Tolerância, ou seja, não é caracterizada a insalubridade, porém fica caracterizada a condição especial de trabalho por ter excedido o Nível de Ação.
  • D Ao ser corrigido para a jornada diária de 8 horas, o NEN supera o Valor Máximo, ou seja, a condição de trabalho é insalubre e é necessário proceder à interdição da atividade devido ao risco grave e iminente.
  • E A avaliação do NEN deveria ter sido realizada com o dosímetro operando no circuito de compensação "C" e circuito de resposta rápida (FAST), para fins de caracterização de insalubridade.

A caracterização e a justificativa para concessão de adicionais de insalubridade e de periculosidade aos servidores da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, quando houver exposição permanente ou habitual a agentes físicos, químicos ou biológicos, dar-se-ão por meio de laudo técnico elaborado nos termos das Normas Regulamentadoras - NR 15 e 16, aprovadas pela Portaria MTE nº 3.214, de 8 de junho de 1978. Sobre o laudo técnico para concessão desses adicionais, é INCORRETO o que se afirma em:

  • A Compete ao profissional responsável pela emissão do laudo técnico caracterizar e justificar a condição ensejadora do adicional de insalubridade, de periculosidade, da gratificação por trabalhos com raios-x ou com substâncias radioativas e do adicional de irradiação ionizante.
  • B O laudo técnico deverá ser elaborado por servidor público da esfera federal, estadual, distrital ou municipal, ou militar, ocupante de cargo público ou posto militar de médico com especialização em medicina do trabalho, ou de engenheiro ou de arquiteto com especialização em segurança do trabalho.
  • C O laudo técnico deverá identificar: o local de exercício ou o tipo de trabalho realizado; o agente nocivo à saúde ou o identificador do risco; o grau de agressividade ao ser humano, especificando o limite de tolerância conhecida, quanto ao tempo de exposição ao agente nocivo; e verificação do tempo de exposição do servidor aos agentes agressivos; classificação dos graus de insalubridade e de periculosidade, com os respectivos percentuais aplicáveis ao local ou à atividade examinados; e as medidas corretivas necessárias para eliminar ou neutralizar o risco, ou proteger contra seus efeitos.
  • D O laudo técnico terá prazo de validade anual, devendo ser refeito sempre que houver alteração do ambiente ou dos processos de trabalho ou da legislação vigente.
  • E O órgão ou a instituição poderá contratar serviços de terceiros para a dosagem e a medição de agentes físicos e químicos ou para a identificação de agentes biológicos, com a finalidade de auxiliar o profissional competente na expedição de laudo técnico, desde que o levantamento dos dados seja supervisionado por servidor da área de saúde e segurança do trabalho.