Questões de O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância (Pedagogia)

Limpar Busca

Considerando a síntese das aprendizagens esperadas em determinado campo de experiências ao final da etapa da Educação Infantil, analise os objetivos abaixo:


• Argumentar e relatar fatos oralmente, em sequência temporal e causal, organizando e adequando sua fala ao contexto em que é produzida.  Ouvir, compreender, contar, recontar e criar narrativas. • Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação.

A qual campo de experiências tais objetivos correspondem?

  • A O eu, o outro e o nós.
  • B Corpo, gestos e movimentos.
  • C Traços, sons, cores e formas.
  • D Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • E Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Quanto à organização dos espaços na Educação Infantil, há dois aspectos centrais para a construção de interações qualificadas: o acesso _____________ das crianças aos materiais e as diferentes linguagens que serão privilegiadas e construídas nas interações com eles. Há, nisso, uma mudança de paradigma importante: passa-se da _____________ do professor a um _____________ da criança regido pelos brinquedos, móveis e objetos planejadamente colocados para o seu desafio e para a sua interação.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A autônomo – centralidade – protagonismo
  • B orientado – disciplina – protagonismo
  • C orientado – centralidade – estímulo
  • D dirigido – disciplina – acolhimento
  • E autônomo – disciplina – acolhimento

Sobre os processos que marcam a Educação Infantil, analise os princípios abaixo:


• Garantir integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos. • Oferecer continuidade das aprendizagens e o acolhimento afetivo, de modo que a nova etapa se construa com base no que os educandos sabem e são capazes de fazer. • Evitar a fragmentação e a descontinuidade do trabalho pedagógico.


A que processo tais princípios correspondem? 

  • A Campos de experiência.
  • B Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
  • C Letramento.
  • D Alfabetização.
  • E Inseparabilidade entre cuidar e educar.

Em uma turma de Educação Infantil, a professora observa que algumas crianças demonstram timidez e inibição durante as atividades em grupo, enquanto outras se expressam livremente e participam ativamente. Diante dessa situação, qual seria a estratégia mais adequada para a professora promover a interação entre todas as crianças e estimular a participação das mais tímidas?

  • A Organizar brincadeiras competitivas que incentivem as crianças a se destacarem individualmente.
  • B Ignorar as crianças tímidas e focar nas atividades com as crianças que se demonstram mais participativas.
  • C Expor as crianças tímidas na frente da sala de aula, forçando-as a participar das atividades em grupo.
  • D Criar um sistema de recompensas para incentivar a participação das crianças tímidas nas atividades em grupo.
  • E Implementar estratégias de aprendizagem cooperativa que valorizem a colaboração e o trabalho em equipe, reconhecendo as diferentes habilidades e contribuições de cada criança.