Questões de O Ensino e a Participação Discente no Contexto Universitário (Pedagogia)

Limpar Busca

A Constituição de 1988 adota, explicitamente, concepção de educação como preparação para exercício de cidadania, respeito a diversidade e convívio em sociedade plural, com múltiplas expressões religiosas, políticas, culturais e étnicas. No plano internacional, os objetivos de uma educação democrática estão expressos no Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC – promulgado pelo Decreto nº 591, de 6 de julho de 1992) e no Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Protocolo de São Salvador – promulgado pelo Decreto nº 3.321, de 30 de dezembro de 1999).

(Disponível em: https://redir.stf.jus.br/paginadorpub/. Adaptado.)

Acerca do exposto, o ensino será ministrado em conformidade com Art. 206 da CF, com base nos seguintes princípios, EXCETO: 

  • A Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
  • B Progressiva universalização do ensino médio e superior gratuito.
  • C Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
  • D Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

Imaginando que você pediu para que seus alunos construíssem uma nova forma para uma placa de trânsito para utilizarem numa aula, Rita fez uma placa que continha cinco lados. Indique o nome do polígono que possui cinco lados:

  • A Triângulo
  • B Quadrado
  • C Pentágono
  • D Hexágono
  • E Heptágono

No livro Docência no Ensino Superior Pimenta e Anastasiou (2002) abordam que há alguns modelos que vem influenciando a prática docente, a saber: a tradicional ou prático artesanal, a técnico ou academicista, hermenêutica ou reflexiva. Relacione cada modelo às suas características.

I. tradicional ou prático artesanal
II. técnico ou academicista
III. hermenêutica ou reflexiva 
( ) Nesse enfoque, o professor é treinado para adquirir habilidades comportamentais e técnicas, não necessariamente conhecimento científico profundo. O foco é nas rotinas práticas derivadas do conhecimento, com investimento na formação técnica. Esse contexto levou ao desenvolvimento do saber didático, que envolve o domínio de técnicas, recursos e estratégias para implementar o ensino.
( ) O ensino é uma atividade complexa contextualizada, com resultados imprevisíveis e conflituosa o que requer opções éticas e políticas. O professor deve ser um intelectual criativo, combinando saberes e experiência para enfrentar ambiguidades nas aulas e no ambiente complexo. O conhecimento do professor inclui experiência sensível e investigação teórica, emergindo da prática reflexiva e legitimando-se em projetos experimentais e democráticos na construção institucional.
( ) O ensino tem como propósito transmitir conhecimentos ligados a habilidades práticas, costumes e valores. O "modelo professor artesão" enfatiza a transmissão geracional de práticas, valorizando a formação na prática institucional. Considera a docência como inata um dom. 

Alternativas: 

  • A II, III, I
  • B III, I, II 
  • C II, I, III
  • D III, II, I
  • E I, II, III

É correto afirmar que o tripé ensino, pesquisa e extensão na educação superior contribui para: 

  • A Aumentar a carga de trabalho do professor da educação superior. 
  • B Limitar o conhecimento acadêmico e científico aos muros das Instituições de Ensino Superior.
  • C Minimizar a importância da pesquisa na formação do graduando.
  • D Manter o professor desatualizado. 
  • E Permitir a atualização do professor, a formação de novos pesquisadores e a intervenção social.  

Considere as afirmativas relacionadas ao Planejamento Participativo apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__) O saber deixa de ser encarado como propriedade de especialista, passando a valorizar o poder coletivo local.

(__) A participação deve ser enfocada em três níveis: institucional, que remete à elaboração do planejamento; a individual que se dirige ao grau de envolvimento da pessoa, possibilitando o resgate da condição de sujeito por parte do educador; e a coletiva, relativa à organização dos sujeitos que pode favorecer um conjunto de forças que atue na mesma direção.

(__) O sujeito da reflexão não é o sujeito da decisão, mas da ação e do usufruto.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A V − V − V.
  • B V − V − F.
  • C V − F − F.
  • D F − F − V.
  • E F − V − F.