O estudo racional do belo, quer quanto à possibilidade da sua conceituação, quer quanto à diversidade de emoções ou sentimentos que ele suscita no ser humano, é denominado:
- A Arte.
- B Cultura.
- C Estética.
- D Emoção.
- E Sensação.
O estudo racional do belo, quer quanto à possibilidade da sua conceituação, quer quanto à diversidade de emoções ou sentimentos que ele suscita no ser humano, é denominado:
Identifique na lista de princípios gerais sobre o conhecimento verdadeiro, apresentados abaixo, aqueles que se estabeleceram com os filósofos gregos da antiguidade.
1. A mensuração e a experiência como procedimentos únicos do conhecimento verdadeiro. 2. A distinção entre o conhecimento sensível e o conhecimento intelectual. 3. A diferença entre opinião e saber ou conhecimento intelectual. 4. A diferença entre aparência e essência. 5. A determinação das fontes de conhecimento como sensação, percepção imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição intelectual.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No seu primeiro dia de aula, o professor de Filosofia se deparou com a seguinte pergunta de um aluno: “por que estudar Filosofia? Filósofo é alguém louco, professor?”. Acrescentou outro aluno: “não gosto de Filosofia porque tira a fé da gente”! Para responder os questionamentos, considerando a definição, a função e a forma de considerar a disciplina de Filosofia, o professor fez as seguintes afirmações:
I. Prezados alunos! Quem nunca se perguntou um dia sobre a finitude da vida? II. Quem aqui já ouviu ou já fez uma crítica ao governo? Ou até mesmo uma autocrítica as suas atitudes e suas ideias? III. Quem já não teve dúvidas ou angústias ao tomar uma decisão ou pensar sobre algo da vida? IV. É natural ao ser humano ter certezas, dúvidas, viver e construir realidades. Portanto, alunos, a Filosofia não é apenas uma disciplina, ela é um olhar que o ser humano tem sobre a própria realidade, manifestando-se em forma de perguntas, dúvidas, certezas ou angústias.
Quais estão corretas?
Considerando a possiblidade de aprender a Filosofia, pode-se afirmar que:
I. Toda aprendizagem pressupõem uma relação com o desconhecido. II. Como qualquer outra disciplina, a Filosofia utiliza um repertório conceitual. III. A análise e a interpretação de texto, o debate e a produção textual são caminhos explícitos de construção de conhecimento filosófico. IV. O conhecimento filosófico é diferente do senso comum, portanto, só é possível aprender Filosofia decorando os conceitos de formas sistemáticas etimológicas, obtendo e apreciando a história da Filosofia.
Quais estão corretas?