Questões de O Meio Impresso - Composição Visual (Publicidade e Propaganda)

Limpar Busca

Os sistemas CMYK e RGB são compostos, respectivamente, pelas seguintes cores em português:

  • A Azul, roxo, amarelo e preto; rútilo, goiaba e branco.
  • B Celeste, magenta, carmim e preto; vermelho, verde e amarelo.
  • C Ciano, magenta, amarelo e preto; vermelho, verde e azul.
  • D Ciano, magenta, amarelo e preto; vermelho, verde e preto.
  • E Cinza, marfim, amarelo e preto; rosa, verde claro e celeste.

Uma campanha publicitária é baseada em anúncios, veiculados na mídia impressa, compostos apenas por letras, sem a inserção de nenhuma imagem ou ilustração.
Assinale a alternativa que apresenta o termo que identifica esse tipo de anúncio.

  • A Spot
  • B All-Type
  • C TrueView
  • D Pastiche
  • E Backlink

A comunicação visual é tão dinâmica quanto a sociedade que a utiliza e deve observar os fatos através de vários pontos de vista, a fim de ter em mãos os instrumentos necessários para encontrar o meio mais eficaz de transmitir uma mensagem. A escolha de elementos gráficos específicos e sua disposição no “discurso” visual, ou sintaxe visual, depende da aquisição de um vocabulário próprio, analogamente ao processo de aprendizagem da linguagem falada.

Adaptado de PANIZZA, J. F. Metodologia e processo criativo em projetos de comunicação visual. Dissertação de mestrado. São Paulo, USP, 2004

Como destaca Panizza, a comunicação visual depende de uma linguagem visual e de uma sintaxe coerente com seu contexto sociocultural.

Nesse sentido, a formação do publicitário deve possibilitar o desenvolvimento das seguintes habilidades:

  • A domínio técnico, ferramentas atualizadas e apropriação de modelo visual
  • B sensibilidade pictórica, cânones próprios e portfólio com diversidade visual
  • C pensamento visual, repertório plural e compreensão das características dos públicos
  • D estratégia visual, experiência em marketing e letramento em pesquisas de mercado