Questões de O Papel da Pesquisa na Formação do Professor (Pedagogia)

Limpar Busca

Para Perrenoud (2002), correspondem a ideias básicas de uma formação docente orientada para a profissionalização e para a prática reflexiva, EXCETO: 

  • A Referencial de competências-chave.
  • B Aprendizagem por reprodução conceitual.
  • C Articulação entre teoria e prática.
  • D Organização modular e diferenciada.
  • E Plano de formação organizado em torno de competências.

Qual perspectiva de planejamento constitui uma proposta educacional que visa à articulação entre a pesquisa e o trabalho coletivo, em prol da aprendizagem, da autonomia do estudante e que parte da problematização de temas para que os conteúdos sejam trabalhados de forma crítica, reflexiva e democrática?

  • A Disciplinar
  • B Projetos de trabalho
  • C Listagem de conteúdos
  • D Áreas do conhecimento
  • E Dadas comemorativas

Segundo Alarcão, a pesquisa-ação tem múltiplas definições e apresenta características importantes. São consideradas características do processo de pesquisa-ação:
I. A contribuição para a mudança. II. O impulso democrático. III. O caráter participativo, motivador e apoiante do grupo.

Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens I e III.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Todos os itens.

Pedro Demo (2001) defende que a melhor maneira de aprender não é escutar aula, mas pesquisar e elaborar com mão própria, sob orientação do professor. Para ele, a pesquisa é um princípio educativo. A aula tem apenas a função de promover a pesquisa e, consequentemente, favorecer que aluno elabore o próprio conhecimento. Nesta perspectiva, a pesquisa é

  • A estratégia fundamental de aprendizagem e construção da autonomia do aluno.
  • B trabalho individual a ser produzido pelo aluno sobre um tema de escolha do docente.
  • C atividade especial desenvolvida por alunos específicos, sob tema de interesse próprio.
  • D estratégia didática aplicada para o desenvolvimento da leitura do aluno.
  • E trabalho a ser aplicado em grupo como forma de impor a aprendizagem colaborativa.

Para Demo (2011), a universidade gira, institucionalmente, em torno de dois desafios mais básicos que requerem a “universidade da pesquisa”:

  • A escutar e reproduzir conhecimentos sacralizados de forma autônoma.
  • B produzir conhecimento próprio e formar alunos produzindo conhecimento.
  • C realizar cursos de extensão e direcionar conhecimentos para a sociedade.
  • D ensinar de forma retórica e manter a garantia do argumento de sua autoridade.
  • E preservar a sua noção de identidade e valorizar a reprodução do conhecimento.