Questões de O Papel da Pesquisa na Formação do Professor (Pedagogia)

Limpar Busca

A pesquisa deve ser uma atividade que unifica teoria e prática, o que implica uma influência direta na prática educativa. Essa união é considerada essencial para quem ensina e quem aprende. Por que é fundamental que os educadores participem ativamente da pesquisa dentro do contexto educacional?

  • A Porque a prática da pesquisa permite ao educador não apenas acompanhar os avanços acadêmicos, mas também participar na geração de novos conhecimentos, garantindo que suas práticas pedagógicas sejam continuamente revisadas e atualizadas em resposta a desafios emergentes.
  • B Porque o envolvimento do educador em atividades de pesquisa assegura que ele mantenha um status acadêmico elevado, o que é essencial para o reconhecimento institucional e o progresso em sua carreira profissional, independentemente do impacto direto sobre os alunos.
  • C Porque o engajamento em pesquisa pelo educador serve como uma ferramenta para justificar práticas pedagógicas tradicionais, promovendo a perpetuação de métodos de ensino estabelecidos que têm sido historicamente eficazes, mesmo que não incentivem inovações no ensino.
  • D Porque a pesquisa conduzida por educadores é predominantemente um requisito burocrático, que visa atender às expectativas institucionais, sem necessariamente contribuir para uma transformação significativa no processo de ensino-aprendizagem.

Observando a necessidade de uma escola preparada para o aluno moderno, é primordial que haja professores capacitados. Para além das escolas, o sociólogo e antropólogo Philippe Perrenoud (1999) aborda a melhoria na educação e a responsabilidade que a universidade tem para formar professores pesquisadores reflexivos. [...] Se a universidade é, potencialmente, o melhor lugar para formar os professores para a prática reflexiva e a participação crítica, ela deve, para realizar esse potencial e provar sua competência, evitar toda arrogância e se dispor a trabalhar com os atores em campo.

(Perrenoud 1999, p. 20.)

Pode-se afirmar que a pesquisa é importante para a prática pedagógica de qualidade dos professores pelos seguintes motivos, EXCETO:

  • A Possibilita refletir sobre os problemas do cotidiano da sala de aula.
  • B Busca uma verdadeira preocupação com a aprendizagem dos alunos.
  • C proporciona condições de interferir, modificar e melhorar sua prática pedagógica.
  • D Permite a construção do conhecimento para transformar os alunos em bons técnicos.

A formação docente que promove o desenvolvimento integral dos alunos deve contemplar:

  • A A especialização em um único aspecto do desenvolvimento, seja cognitivo, emocional, social ou físico.
  • B A formação contínua que envolve aspectos teóricos e práticos alinhados às demandas sociais.
  • C A transmissão de conhecimentos acadêmicos, sem necessidade de formação contínua.
  • D A preparação para atividades exclusivamente cognitivas e intelectuais dos alunos.

A formação docente que promove o desenvolvimento integral dos alunos deve contemplar:

  • A A especialização em um único aspecto do desenvolvimento, seja cognitivo, emocional, social ou físico.
  • B A formação contínua que envolve aspectos teóricos e práticos alinhados às demandas sociais.
  • C A transmissão de conhecimentos acadêmicos, sem necessidade de formação contínua.
  • D A preparação para atividades exclusivamente cognitivas e intelectuais dos alunos.

Para Perrenoud (2002), correspondem a ideias básicas de uma formação docente orientada para a profissionalização e para a prática reflexiva, EXCETO: 

  • A Referencial de competências-chave.
  • B Aprendizagem por reprodução conceitual.
  • C Articulação entre teoria e prática.
  • D Organização modular e diferenciada.
  • E Plano de formação organizado em torno de competências.