Questões de O Processo Ação-Reflexão-Ação no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico (Pedagogia)

Limpar Busca

Para Perrenoud (2002), correspondem a ideias básicas de uma formação docente orientada para a profissionalização e para a prática reflexiva, EXCETO: 

  • A Referencial de competências-chave.
  • B Aprendizagem por reprodução conceitual.
  • C Articulação entre teoria e prática.
  • D Organização modular e diferenciada.
  • E Plano de formação organizado em torno de competências.

Em relação ao processo de trabalho pedagógico coletivo, assinale a afirmativa incorreta.

  • A Um aspecto muito comum atualmente e que favorece a concretização do trabalho pedagógico coletivo é a baixa rotatividade de professores nos espaços escolares, o que facilita a sua vinculação com projetos de médio e longo prazo, desenvolvidos coletivamente.
  • B A concretização efetiva do trabalho pedagógico coletivo é complexa e com muitos desencontros e barreiras, principalmente porque é um processo dirigido, constituído e reproduzido pelas relações humanas, que são subjetivas.
  • C O trabalho pedagógico coletivo é uma ação conjunta dos agentes que atuam nesse processo, principalmente o diretor, que deve ter como meta a sua concretização por meio da articulação entre o administrativo e o pedagógico.
  • D O trabalho coletivo é uma meta a ser perseguida pelos dirigentes escolares, uma vez que o trabalho educativo, mais que qualquer outro, é construído por uma ação conjunta dos vários personagens que atuam nesse processo.

Qual perspectiva de planejamento constitui uma proposta educacional que visa à articulação entre a pesquisa e o trabalho coletivo, em prol da aprendizagem, da autonomia do estudante e que parte da problematização de temas para que os conteúdos sejam trabalhados de forma crítica, reflexiva e democrática?

  • A Disciplinar
  • B Projetos de trabalho
  • C Listagem de conteúdos
  • D Áreas do conhecimento
  • E Dadas comemorativas

Julgue o item subsequente. 


O objetivo da Pedagogia é a educação enquanto prática social. Daí seu caráter específico que a diferencia das demais, que é o de uma ciência prática – parte da prática e a ela se dirige. A problemática educativa e sua superação constituem o ponto central de referência para a investigação na Pedagogia.

  • Certo
  • Errado