Questões de O processo de socialização (Sociologia)

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Sociologicamente, a educação é considerada uma instituição social importante para a consolidação dos processos de socialização nas sociedades contemporâneas. Como qualquer instituição, esta possui funções importantes para atender as demandas da sociedade.
Numa perspectiva crítica, a educação deve combater a

  • A instituição religiosa.
  • B experiência acumulada.
  • C adaptação pessoal.
  • D reprodução do saber.
  • E herança cultural.

Leia o texto a seguir:

Os conceitos de socialização e identidade são termos pronunciados na linguagem corrente e mesmo dentro das Ciências Sociais, com significados e conotações diversas. Muitas vezes, esses significados são ultrapassados. É o caso do conceito de socialização que quase sempre se refere ao processo de inculcação de normas, imposição de valores. Por um lado, este conceito está passando por novas concepções, que visam sobretudo suprimir a dimensão passiva que classicamente a socialização assinalava aos indivíduos. Por outro, a sociologia incorporou recentemente, em seu debate teórico, o conceito de identidade. Este conceito veio influenciar e redefinir a dimensão subordinada do indivíduo frente aos problemas da socialização vista como aculturação.
MEDEIRO, M. S. F. A construção teórica dos conceitos de socialização e identidade. Revista de Ciências Sociais, v. 33, n.1, p. 80, 2002.

Segundo o tema sociológico apresentado, o que vai prevalecer na relação entre os conceitos é a

  • A interação repetitiva de padrões de comportamento encontrados regularmente na vida social.
  • B elaboração de um self coletivo como processo de interiorização e subjetivação do grupo e das gerações mais idosa.
  • C articulação entre o individual e o social sem separar as estruturas internas e externas da subjetividade.
  • D maneira de reproduzir a estrutura social e as regras de desconstrução do comportamento de grupos específicos.
  • E aptidão para ativar as estruturas psicológicas articuladoras das posições sociais e de grupo.

Leia o texto a seguir:

Chamo ação comunicativa aquela forma de interação social em que os planos de ação dos diversos atores ficam coordenados pelo intercâmbio de atos comunicativos, fazendo, para isso, uma utilização da linguagem (ou das correspondentes manifestações extraverbais) orientada ao entendimento. À medida que a comunicação serve ao entendimento (e não só ao exercício das influências recíprocas) pode adotar para as interações o papel de um mecanismo de coordenação da ação e com isso fazer possível a ação comunicativa.

HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa: complementos y estudios previos. Madrid: Cátedra, 1997, p. 418.

Segundo as ideias desenvolvidas pelo autor, a compreensão das relações sociais é possível pela

  • A teorização pós-behaviorista.
  • B sociologia dos métodos matemáticos.
  • C análise dos sistemas mundiais.
  • D percepção da intersubjetividade linguística.
  • E investigação sociopsicológica da interação.

“A história de vida não é um dado para a ciência social convencional, embora tenha algumas de suas características por se constituir numa tentativa de reunir material útil para a formulação de teoria sociológica geral. Tampouco ela é uma autobiografia convencional, ainda que compartilhe com a autobiografia sua forma narrativa, seu ponto de vista na primeira pessoa e sua postura abertamente subjetiva. Certamente não é ficção, embora os documentos de história de vida mais interessantes tenham uma sensibilidade, um ritmo e uma urgência dramática que qualquer romancista adoraria conseguir” (Becker, 1993, p.101).
Entre as assertivas a seguir, qual está em desacordo com os princípios da História de Vida enquanto método de análise dos fenômenos sociais?

  • A A história de vida não se constitui como um método inteiramente subjetivo, uma vez que cria conexões causais entre os fatos, na preocupação de atribuir sentido e descobrir uma lógica.
  • B A compreensão do comportamento de alguém, enquanto exercício de investigação científica, só é possível quando a análise estiver isenta do ponto de vista do ator.
  • C A narrativa não diz respeito somente ao relato vivido individualmente, mas trata diretamente da relação entre o sujeito, os acontecimentos e o sentido atribuído.
  • D Os referenciais teóricos sobre a construção social de histórias de vida passam, necessariamente, pela discussão dos mecanismos de construção e reconstrução da memória.
  • E A coleta de dados de caráter biográfico, sobre uma ou mais pessoas que são a fonte principal de informação, é uma das características da história de vida.

A sociedade contemporânea vem passando por inúmeras transformações ao longo dos anos, especialmente no âmbito da ciência e tecnologia. Tais mudanças também refletem nas relações familiares da sociedade a que se está inserida. Análise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F), para as novas modalidades de família.



(  ) O que antes era considerado como estrutura de família tradicional, composta pelas figuras paterna, materna e os filhos da relação, acabou tornando-se apenas mais uma modalidade de entidade familiar.


(  ) Os novos grupos atualmente tutelados sempre existiram, apenas passaram a ser reconhecidos e aceitos pela atual sociedade.


(  ) Os novos modelos de famílias contemporâneas, surge uma diversidade de composições fundamentadas na afetividade, solidariedade e livre escolha dos indivíduos, onde na atualidade, o primeiro modelo de família, qual seja, a família patriarcal e matrimonializada, acabou ficando na história do tempo.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

  • A V - F - F
  • B V - F - V
  • C V - V - V
  • D V - V - F
  • E F - V - V